quinta-feira, janeiro 22, 2009

DECORAÇÃO: PROJETO DE ILUMINAÇÃO



O que tanto realça esse projeto paisagístico?

A resposta é um bom projeto de iluminação. Lighting design - a expressão começa a surgir aos poucos.

Arquitetos, decoradores e designers de interiores eram os responsáveis por toda a iluminação em seus projetos. Hoje, alguns já deixam essa tarefa a cargo de profissionais especializados, muito embora seja essencial realizar cursos de extensão nessa área.

Lighting Designers geralmente têm formação na área de arquitetura e decoração, com vários cursos de especialização somente no que se refere à iluminação de ambientes.

Não basta apenas escolher o melhor tipo de luminária. O profissional tem conhecimento sobre todos os aspectos da iluminação: consumo, calor gerado, alcance da iluminação, como realçar ambientes e objetos, etc.

Boas lojas de materiais para iluminação já contam com um profissional para auxiliar os clientes. Portanto, levar a planta baixa do ambiente é uma boa ideia.

Com o conhecimento e auxílio profissional, você saberá, por exemplo, o melhor tamanho do lustre para a sala de jantar, a altura correta do pendente, as lâmpadas indicadas para cada tipo de luminária, quantas dicróicas são necessárias para cada ambiente, etc.

Além da questão estética, um projeto de iluminação bem feito é fundamental para eliminar custos desnecessários e garantir conforto no uso daquele ambiente.

Para fazer seu projeto luminotécnico, fale comigo.







Comentários

Recomendados para Você