quarta-feira, janeiro 21, 2009

O QUE É TECIDO ORGÂNICO




Foto: Tecido Orgânico Parko


A expressão tomou conta do mercado têxtil. As melhores lojas já comercializam enxovais produzidos com tecidos orgânicos. Os preços geralmente são elevados e muita gente questiona qual a verdadeira vantagem em adquirir itens com esse material.

Mas, afinal, o que significa isso?

Os tecidos orgânicos são aqueles manufaturados a partir de matérias primas que respeitam critérios de comércio justo e desenvolvimento sustentável.

Toda a cadeia produtiva é conhecida, para assegurar que as matérias primas estão sendo retiradas do meio ambiente sem desrespeito à natureza ou aos seres humanas. Ainda, não pode ser utilizada qualquer forma de manufatura que envolva exploração do trabalho escravo ou infantil e condições desleais de comercialização dos produtos.

O processo de tingimento dos tecidos também é orgânico, de forma que é praticamente impossível encontrar o branco óptico (que usa substâncias incompatíveis com o processo orgânico). O branqueamento permitido é feito a partir do peróxido de hidrogênio. 

Outra vantagem dos tecidos orgânicos é que são antialérgicos e podem ser usados por pessoas de pele sensível e mesmo aquelas que tem alergias aos tecidos sintéticos como poliamida, nylon e outros. 

Os tecidos orgânicos mais conhecidos são a lã, a seda, o algodão e o cânhamo (uma espécie de linho)





Comentários

Recomendados para Você