quarta-feira, maio 06, 2009

DECORAÇÃO: 20 SALAS DE JANTAR COM ILUMINAÇÃO CRIATIVA



A iluminação da sala de jantar merece um destaque especial. Se você tem uma mesa retangular ou oval, considere o uso de dois pendentes ao invés de um único centralizado ou invista em uma iluminação diferenciada. 

Fica bonito, moderno e valoriza o ambiente. Veja algumas ideias:


Dispensar o tradicional lustre ou pendente centralizado criou um ambiente mais moderno. Uma faixa em cor contrastante sobe pela parede e se prolonga no teto, formando uma sanca central. Em cada lado há três pendentes pequenos.

Além de muito efeito, essa solução é ótima para criar uma iluminação eficiente e sem risco de ofuscamento. 


Mesmo quando as dimensões do ambiente e da mesa não são muito grandes, você pode usar dois pendentes. O truque é centralizá-los e manter uma distância de 15 a 20 cm entre eles.

As luminárias com carinha retrô ou industrial podem ser usadas em ambientes contemporâneos e decorações em estilo rústico com muito charme. Observe que os dois pendentes cobrem praticamente o comprimento da mesa.


As luminárias pendentes de menor tamanho geralmente costumam ter um bom preço. Você pode usá-las em toda a extensão da mesa retangular. Na imagem, foram usadas cinco luminárias sobre a mesa de jantar.


Uma mesa mais longa, permite maior distância entre os pendentes. Usando dois ou três ao longo do comprimento, a iluminação é mais eficiente.


O tradicional lustre centralizado também pode criar um ponto interessante na decoração do ambiente. Opte por modelos de tamanho grande e detalhes diferenciados nas cúpulas, como estampas e relevos. 


Em ambientes com muita madeira e cores escuras, os lustres e pendentes em vidro ou cristal trazem leveza ao ambiente. Esse modelo, com peças em diferentes alturas dá a sensação de movimento e complementa a mesa rústica.


As luminárias que são tradicionalmente usadas nos cantos podem ser usadas também sobre a mesa de jantar. Como tem um tamanho reduzido, são ideais para serem usadas em pares ou grupos. 

Apenas um lustre nesse modelo ecológico ficaria desproporcional sobre a mesa retangular. Por isso, foram usados dois centralizados.  

O lustre ou pendente pode acompanhar o formato retangular da mesa, como nas fotos acima e abaixo. 


Usar dois pendentes grandes é uma tendência que promete ficar. As cúpulas podem ser em tecido, fibra, metal ou cristal, não importa. Calcule o centro da mesa e dois pontos equidistantes dele para a instalação dos pendentes. É importante que o conjunto fique proporcional ao olhar.


Três pendentes iguais seguem o estilo da sala de jantar neutra. Para criar um ponto interessante, observe que os pendentes e a luminária no canto tem uma textura que chama a atenção.


Não é preciso que os pendentes sejam todos iguais. Porém, um traço em comum, como o material ou o estilo dão mais harmonia ao usar peças diferentes.

As arandelas podem criar efeitos interessantes nas paredes, além de proporcionar uma iluminação aconchegante e difusa, muito agradável. Para complementar a luz no centro da mesa, você pode usar embutidos com lâmpadas halógenas.



O vidro e o cristal são materiais muito interessantes. Usá-los em grupos sobre a mesa cria nuances e efeitos diversos pela reflexão da luz. É possível escolher lâmpadas com diferentes tonalidades de cor e criar ambientes únicos.







Se você tem uma mesa triangular, estas ideias para iluminação vão dar um up na decoração de sua sala de jantar.




Comentários

Recomendados para Você