quinta-feira, maio 21, 2009

DECORAÇÃO - DICAS PARA COMBINAR ARDÓSIA E MÓVEIS




O piso de ardósia (preto, vermelho, verde ou cinza) foi febre nos anos 80 e início dos anos 90, na onda dos pisos escuros que reinou nessas décadas.

Depois, deu lugar a pisos mais claros e madeira, tendência que seguiu firme, principalmente após a nova onda dos porcelanatos.

Por ser uma pedra natural, extremamente durável, muitas casas e apartamentos ainda têm pisos de ardósia em ótimo estado de conservação. Seja por economia ou por simpatia, dá para conviver extremamente bem com o seu piso de ardósia e deixá-lo com uma cara mais contemporânea. Algumas dicas:

  • Procure manter as paredes em uma tonalidade clara, branca ou gelo. Evite cores com muita carga de amarelo.
  • Móveis claros e com linhas retas, de design clean e contemporâneo formam uma bela parceria com os pisos de ardósia, dando mais aconchego ao ambiente e deixando a decoração mais atual.
  • Para incrementar o piso de ardósia, sem trocá-lo, experimente criar uma tabeira ou detalhes com madeira de demolição, substituindo ou retirando apenas algumas lajotas.
  • Madeiras em tom mel caem super bem com pisos de ardósia. Evite apenas os padrões marfim e maple, o primeiro, por ser muito amarelado e o segundo, muito frio, pode deixar o ambiente impessoal.
  • Tapetes de algodão, tipo shaggy ou de couro em tons claros formam um bonito contraste com ardósia.


A ardósia é uma rocha metamórfica de grãos finos e homogêneos, composta por argilas e cinzas vulcânicas. Portanto, tem as mesmas vantagens de outras pedras naturais, como granito e mármore, ganhando em durabilidade, resistência e conforto térmico.

Por isso, pense duas vezes antes de retirar um piso de ardósia para se curvar apenas à moda, instalando um porcelanato ou outro piso cerâmico.

No futuro, essa opção pode gerar arrependimento, especialmente, porque esses recursos naturais são finitos, têm um custo elevado e maiores vantagens, se comparados aos pisos cerâmicos.

Sendo pedra natural, um piso de ardósia maltratado pode ganhar nova vida com um simples polimento.

Veja também:


Comentários

Recomendados para Você