sexta-feira, maio 15, 2009

DECORAÇÃO: DICAS PARA ESCOLHER A MESA DE JANTAR




Redonda, quadrada ou oval? Está difícil escolher o formato da mesa de jantar? Veja algumas dicas úteis: 



Redonda: A mesa redonda é ótima para espaços reduzidos, pois a partir de 80 cm já é possível acomodar quatro pessoas. Mas, atenção, para economizar espaço e não atrapalhar a circulação, a base da mesa deve permitir o encaixe de todas as cadeiras sob o tampo. O modelo da foto abaixo, portanto, só funciona em espaços mais amplos, pois a base é imensa.


Oval: é linda e maravilhosa. Mas só funciona em ambientes grandes. O formato oval começa do centro, por isso, o ideal é que ela tenha ao menos 1,80m de comprimento, garantindo o conforto de seis pessoas sentadas.





Retangular: uma mesa retangular confortável, para acomodar seis cadeiras tem a partir de 1,60m de comprimento. 

Já a mesa quadrada para 8 cadeiras (uma tendência atual) deve ter no mínimo 1,40m de lado. 

Você pode compor mesas retangulares usando duas mesas quadradas, o que é uma solução bem atual e moderna. 





Substituir duas cadeiras por bancos é uma solução bonita. Mas observe que os bancos também precisam de espaço para circular atrás e encaixar as pernas na frente e, portanto, demandam o mesmo que uma cadeira (aproximadamente 70 a 85 cm).



Não calcular o espaço de circulação é um erro muito comum. Por isso, à mesa deve ser somado o espaço que ocupa uma cadeira (abrir, fechar, sentar), que é de 70 a 85 cm e mais uma circulação mínima de 60 a 70 cm. 




Verifique os pés da mesa, sempre, antes de comprar. Se o seu espaço é reduzido, opte por pés e bases que não ocupem espaço e permitam o encaixe total das cadeiras sob o tampo.


A altura das cadeiras é importante. Entre o assento da cadeira deve haver de 30 a 45 cm de distância, para encaixar as pernas das pessoas com conforto. Portanto, cuidado com cadeiras altas demais.




Veja também:

Comentários

Recomendados para Você