quinta-feira, julho 30, 2009

COMO DECORAR A RECEPÇÃO DE AMBIENTES COMERCIAIS



Não importa se a sua empresa é grande ou pequena, ou se você tem um escritório ou consultório. A recepção de seu espaço de trabalho pode (e deve!!) ser usada para alavancar seus negócios.

Você pode ser competente e ótimo profissional, mas se o seu ambiente de trabalho não disser isso, certamente você perderá oportunidades e dinheiro.

Escritórios e consultórios arrumados e organizados atraem mais clientes. Veja algumas dicas para incrementar seu local de trabalho:

Organização - Vem sempre em primeiro plano. Portanto, nada de arquivos ou pastas de clientes amontoados em um canto. Gaveteiros de aço (que podem ser comprados usados e reformados), armários e carrinhos ajudam a organizar os arquivos de forma prática. Pastas e maletas encontradas em papelaria também auxiliam a por tudo em ordem. E há sempre a opção econômica da caixa de papelão encapada.

Recepcionista/Secretária - Se você não tem uma grande empresa, certamente a sua recepcionista é uma pessoa jovem e com pouca experiência e que se veste como tal. Portanto, uniforme nela. Calças com barriga de fora, tênis e blusinhas justinhas não atraem o tipo de negócio que você está procurando.

Instrua-a ainda a adotar um comportamento sério, porém atencioso e educado, sem intimidades com os clientes. Manter a mesa arrumada é fundamental. Ao atender o telefone, ela deve identificar a empresa e o seu nome, com uma breve saudação.

Sala de Espera - Revistas velhas podem denotar que você é um profissional desatualizado, elimine-as sem dó. 

Rasgadas, sem capa ou sujas só servem para o lixo. Procure manter publicações que interessem aos seus clientes (e.: consultório ginecológico - revistas femininas e de notícias/consultório pediátrico - revistas sobre crianças e também gibis para as crianças). 

Dê atenção a quem você recebe, colocando assentos confortáveis em perfeito estado de limpeza e conservação, luminosidade adequada, abrigo de frio e chuva, etc. Cliente que se sente desconfortável e mal atendido não volta.

Decoração - Não deve ser suntosa demais. Um escritório simples, porém arrumado com distinção, costuma ser mas eficiente. O que deve chamar a atenção é sua competência. Um tapete, um vaso de plantas, algumas gravuras ajudam a compor o ambiente. Recurso eficiente e barato é pintar a parede atrás da recepcionista com uma cor mais escura que as demais e ali colocar uma placa indicativa com o nome da empresa ou o logotipo.

Banheiros - Limpíssimos, sempre. Nada de toalhas ensopadas e encardidas penduradas e evite o sabonete em barra, que resseca e fica com uma aparência horrível. Prefira toalhas de papel (pode ser até papel toalha em um suporte) e sabonete líquido. Mantenha sempre rolos de papel higiênico à mão. 

Se os funcionários também usam o mesmo, providencie um pequeno armário ou gaveteiro com chaves para seus pertences. Placas auto adesivas solicitando a cooperação de quem usa o banheiro e como descartar o lixo costumam ser um recurso eficiente se você recebe muitas pessoas.

Cigarro - É proibido fumar, mesmo que não seja lei. O cheiro do cigarro e cinzeiros espalhados acabam com qualquer ambiente. Esteja atento também, solicitando que os clientes não fumem na entrada do estabelecimento, sempre que possível. Isso evita que o ambiente fique mal cheiroso e sujo logo na entrada.

Café e Água - Em qualquer lugar é prudente oferecer água. Mas atenção, evite os galões de água mineral e opte por um filtro com as opções gelada e fria. Tenha em mente, se pretende oferecer café, este deve estar sempre quente e fresco, nunca requentado. Só é necessário se as esperas forem superiores a 15-20 minutos.



















Veja também estas dicas para distribuição dos móveis, que são úteis para qualquer ambiente.




Comentários

Recomendados para Você