sexta-feira, julho 31, 2009

SAIBA TUDO SOBRE A CAFETEIRA ITALIANA



Em 1933, Alfonso Bialetti inventou a cafeteira italiana ou Moka. Desde então, essa passou a ser a forma mais comum de fazer café na Europa, sendo difundida no restante do mundo.

Um café mais encorpado e saboroso é resultado de um sistema diferente das demais cafeteiras - que utilizam a filtragem. 

Na Moka, o sistema usado é o da percolação. A água fervente do interior entra em contato com o pó do café, através de uma válvula de vapor, e este é impulsionado para o topo da cafeteira, formando um creme parecido com o spresso italiano.

Um café delicioso e ecologicamente correto está prontinho para ser saboreado. A cafeteira italiana utiliza apenas o fogo. Nada de energia elétrica ou filtros de papel.

Opção ótima para quem mora sozinho, há cafeteiras que preparam apenas 1 cafezinho. Você encontrará modelos para 4, 6, 10 ou mais cafezinhos. De volume pequeno, é ideal para ser levada em viagens de veraneio ou até acampamentos, ocupando quase nenhum espaço na bagagem.

Desde que foi criada, o design da cafeteira pouco mudou, mas você encontrará nas lojas várias versões, desde a tradicional de alumínio até outras mais elaboradas, com print animal, coloridas e em inox. Os preços variam muito - entre 30 e 600 reais, dependendo da loja.

A Bialetti é a mais tradicional e a que eu recomendo, testada e aprovada pela minha família há mais de 25 anos, quando meus pais adquiriram uma versão em alumínio - que ainda está perfeita. Eu tenho um modelo em inox há pelo menos 10 anos e ele dá pistas de que continuará em uso por muito tempo.

Há outras marcas nas lojas, com preços geralmente inferiores ao da Bialetti. É preciso analisar na hora da compra.

Minha dica é para o uso dessas cafeteiras em fogões tradicionais, pois os modelos menores, em virtude da base pequena, dificultam o apoio sobre as grades dos queimadores, o que não acontece nos fogões vitrocerâmicos.

Porém, essa é uma questão muito fácil de ser resolvida. Por valores que variam entre 5 e 10 reais, você encontra nas lojas de utilidades domésticas adaptadores (chapas ou grades) para serem apoiadas sobre as grades dos fogões e, com isso, garantir o perfeito equilíbrio de sua cafeteira italiana.

Em São Paulo, na Região da Av. Celso Garcia, nas imediações das Ruas Bresser e João Boemer, você encontrará vários tipos de cafeteiras italianas nas lojas de utensílios domésticos e também os suportes para apoiá-las sobre os fogões tradicionais, em vários modelos e tipos. Bem mais barato que em lojas de shopping.












Você quer experimentar um café diferente? Então veja também o charme da cafeteira francesa, com vidro e aprenda também qual o melhor aparelho de fondue.

Comentários

Recomendados para Você