quarta-feira, agosto 26, 2009

Armários e Closets Além da Beleza












Se você pensa em closet e armários para acomodar seus itens pessoais, certamente pensa em organização.

Não raro, mesmo com gastos consideráveis, esses itens não atendem às necessidades de seus usuários, que acabam lançando mão de armários suplementares, cômodas, sapateiras e outros móveis.

Vamos começar pelo closet. Com um espaço de 2,00 x 2,00 metros, você já pode ter um closet funcional que permita acomodar todas as suas roupas, bolsas e sapatos dignamente.

Porém, tanto os maiores como os mais reduzidos espaços necessitam de uma coisa: planejamento. Algumas dicas preciosas para quem pretende montar um closet.

- Analise a sua necessidade: se você possui mais roupas de pendurar, é natural que necessite de mais cabideiros. Para meninos (kids ou teens), geralmente, a necessidade reside numa maior quantidade de prateleiras, gavetas maiores para meias (que são muitas) e prateleiras mais altas para acomodar moletons. Mulheres, em geral, demandam prateleiras mais altas para acomodar sapatos de saltos e botas, maior quantidade de cabideiros e uma disposição funcional dos mesmos, cabideiros para vestidos e casacos, e assim, cada caso pede uma disposição diferente.

- Multiplique o Espaço: Esqueça aquela fórmula ultrapassada (e pouco funcional!!!) de que um closet tem apenas cabideiros e prateleiras. Um bom closet conta com partes fechadas também, para que possa acomodar roupas íntimas e meias, gavetas com divisões para miudezas, prateleiras para sapatos e, dependendo do orçamento, pode incluir aramados que auxiliam na organização geral.

- Inclua gavetas no projeto: Closet sem gavetas significa a necessidade de um móvel com gavetas ou a aquisição de cestos para acomodar as miudezas. Caso contrário, não ficará organizado!

- Setorize: Para aproveitar melhor o espaço, posicione os cabideiros tanto na parte superior quanto na parte inferior. Divida seu espaço em colunas, destinando-as da seguinte forma: cabideiros e calceiros, prateleiras e gavetas, prateleiras de sapatos. Com isso, você agrupará as partes semelhantes, o que permitirá vestir-se mais rápido.

- Aberto ou Fechado: Não se iluda, um closet totalmente aberto acumula,  sim, pó, ainda que fique num cômodo exclusivo, por outro lado o arejamento ajuda a evitar o mofo e o bolor. Por isso, o closet ideal conta com partes abertas e outras fechadas.

- Iluminação: é tão essencial em um closet quanto os próprios móveis. Se for um cômodo exclusivo, ilumine o centro com luz fria e direcione lâmpadas AR 70 para a parte interna dos móveis, facilitando a localização dos objetos.
- Cor: Prateleiras em madeira natural são maravilhosas, mas saiba que tonalidades claras como o branco auxiliam na difusão da luz, permitindo uma visualização mais fácil dos interiores.

- Chaves são aliadas: Uma ou duas gavetas mais profundas, com chaves, podem auxiliar na organização e guarda de objetos mais valiosos e documentos.

- Higiene e Sapatos: Para os sapatos, prefira prateleiras corrediças, preferencialmente, em uma "coluna" separada das roupas. Particularmente, acho pouco higiênico que os sapatos sejam guardados próximos às roupas (usualmente, as pessoas colocam na prateleira abaixo, a roupa fica roçando...). Uma laternativa são gavetões abaixo das camas, um móvel separado, etc.

- Tamanho ideal das prateleiras para bolsas: nichos quadradados de 40x40cm. Para malas, os nichos devem ser calculados de acordo com o tamanho das mesmas.

- Sente: Uma poltrona ou pufe dentro do closet e um tapete são itens importantes para garantir o conforto de quem o utiliza.

E para os armários???

- Na medida do possível, na escolha de armários podemos seguir as dicas acima. Ainda dá para transformar as portas em aliadas na hora da organização: inclua cabides para gravatas, cintos, lenços e espelhos na parte interna de portas de abrir. Aproveite as portas de correr com espelhos.

- Uma ajuda extra na iluminação pode vir com leds à bateria, instalados na parte interna dos armários.

- Nesse caso, ainda, tenho uma dica adicional para quem tem cama box: aproveite a base para guardar o enxoval.

Falando em cama box, sempre perguntam qual modelo é melhor. E a resposta é "depende". O modelo tipo baú tem aproveitamento total, mas observo que com a movimentação e o peso, a parte superior depois de um tempo perde a firmeza e fica "jogando" para lá e para cá. Além disso, é o ó levantar aquele colchão pesado e desarrumar toda a cama.

Eu prefiro os modelos com 4 gavetas (que inclusive ajudam a organizar melhor as pilhas de lençóis), pois que podem guardar tudo, até sapatos.

- Por fim, vamos falar sobre portas: se a ideia é usar portas de correr, verifique a medida interna dos armários, pois o mecanismo costuma exigir 10 cm do espaço interno. E atenção à boa qaulidade dos mecanismos de correr, não economize nessa hora.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...