quinta-feira, agosto 20, 2009

Centro das Atenções



O que colocar sobre a mesa de jantar? Usar objetos altos ou baixos? Centro de mesa ou castiçais? Arranjos de flores?

Essas dúvidas são muito comuns e mais frequentes do que se pensa.

A regra número 1 é PROPORÇÃO. O objeto deve ser compatível com o tamanho da mesa, especialmente nos casos de mesas retangulares e quadradas. Um objeto muito pequeno parecerá perdido em uma mesa muito grande. Se optar por usá-lo o ideal é complementar com outros objetos, especialmente em mesas retangulares.

Eu gosto muito de usar uma regra clássica de Ikebana (o galho deve ser 1/3 do tamanho do vaso). Assim sendo, prefiro que o objeto tenha pelo menos 1/3 do tamanho da mesa. Ambos serão valorizados.

Arranjos florais pedem cuidados. O ideal é que eles tenham uma bonita aparência de qualquer ângulo de visão da mesa. Portanto, o arranjo não poderá ter apenas uma "frente" (sim, sim, algumas flores têm "costas" - depois explico mais) e, de preferência, todos os lados devem ser parecidos, para que fiquem em harmonia com a mesa.

Cuidado também com arranjos altos, pois a proporção pode ficar desequilibrada. Assim sendo, os vasos mais baixos e de boca mais larga costumam ser mais fáceis na hora de decorar a mesa com arranjos florais, especialmente, porque não tiram a visão das pessoas sentadas.

Em geral, qualquer objeto pode ser colocado sobre a mesa, sozinho ou não. Por exemplo: uma mesa de jantar retangular pode receber três cachepôs menores em alumínio com folhagens, ao longo de seu comprimento ao invés de um único objeto no centro.

Castiçais também pedem cuidado com proporções, especialmente os mais altos. Geralmente, dão impressão mais agradável em mesas retangulares, especialmente os modelos para uma vela. Contudo, existem castiçais em vários formatos e tamanhos, adequados aos mais variados tipos de mesas.

Fruteiras: o assunto é delicado. Eu não gosto, exceto na mesa da cozinha. Na sala de jantar, algo mais requintado causa melhor efeito (vidro, cristal, pastilhas de chifre, alumínio, prata, etc). Se você gosta da idéia de frutas, existem algumas frutas de vidro em estilo murano) que podem ser combinadas a um bowl diferente para criar um arranjo inusitado e bonito.

Por fim, contrastes são necessários. Mesa de vidro com vaso de vidro criam uma confusão visual e nenhum dos dois é valorizado. Se quiser mesmo um objeto de vidro sobre uma mesa de vidro, escolha um vidro bem colorido para o objeto. Para uma mesa de vidro, você pode usar objetos em alumínio, cerâmica, porcelana, pastilhas coloridas, madeira e muitos outros.























Comentários

Recomendados para Você