segunda-feira, agosto 10, 2009

Cozinhas - material para a bancada



Na hora de escolher os revestimentos e materiais da cozinha, dedique um carinho especial à bancada. A escolha certa de materiais garantirá durabilidade, praticidade e conforto nesse ambiente que é, sem dúvida, o mais usado da casa.

Aço inox, pedras naturais, materiais sintéticos, cerâmicas... O leque de opções é grande - e as dúvidas também.

Em termos de beleza e estética - mármores e granitos são os mais usados em pias, por terem baixo índice de absorção de água. Molhou, basta usar um rodinho e pano seco e a pedra se preservará intacta por anos e anos.

O granito é o mais recomendado. O mármore é uma rocha calcárea, está mais sujeito à infiltrações e manchas causadas por produtos como limão, café e corantes alimentícios, comuns no dia-a-dia de uma cozinha. Dentre os granitos, os mais escuros mantém uma melhor aparência, pois não ressaltam a umidade. A pedra mais clara denuncia os locais em que esteve molhada, mas retorna a sua cor natural quando seca.

Os materiais sintéticos, como o Corian, permitem maior flexibilidade ao projeto, sem emendas e junções aparentes, como no caso da foto abaixo, em que a cuba é feita do mesmo material.

O preço dos materiais tem tanta diferença quanto à sua aparência. A partir de R$ 100,00 m2 já é possível encontrar granitos para compor as bancadas de cozinha. Já no caso do Corian, dificilmente você encontrará preços inferiores a R$ 800,00 m2.

No quesito limpeza, a recomendação para os dois produtos é passar longe de água sanitária, cloro e produtos abrasivos. A limpeza deve ser feita de acordo com as instruções próprias, lembrando que, no caso das pedras, produtos hidrorrepelentes ajudam a preservar a beleza do material por mais tempo.

Há ainda a opção de trabalhar com bancadas em inox feitas sob encomenda, cujos preços variam de acordo com o projeto e a espessura da chapa utilizada. Também, as pias feitas em alvenaria e revestidas com elementos cerâmicos ou pastilhas especiais (azulejos, pastilhas, etc.).

Estas últimas representam um menor custo, porém, os rejuntes costumam ser um ponto negativo na hora da limpeza. O ideal é combiná-las a outros materiais ou restringí-las a locais de menor uso.








Comentários

Recomendados para Você