segunda-feira, agosto 24, 2009

DECORAÇÃO: COZINHA COM ILHA - DICAS



Realizar o sonho da cozinha com ilha não é impossível. Se você tem um espaço com metragem de 3 x 4 metros, já é possível criar uma estação central, ainda que seja somente para refeições.

Isso porque as ilhas com pia ou fogão precisam prever os pontos elétricos, hidráulicos e gás, o que se pode ser feito na construção ou em uma reforma. 

Veja algumas dicas legais para a cozinha com ilha:

  • Aproveite a parte inferior para a instalação de armários ou gavetões. Para isso, a ilha deverá ter uma profundidade de, ao menos, 1,50 metros. Assim, em um dos lados pode acomodar o armário e de outro ter espaço para uma mesa de refeições.
  • Quanto ao material, sinal verde para madeira, vidro, corian e inox. Mas o granito se mantém firme e forte na liderança, especialmente para a base e o tampo, ainda que acomode armários em madeira.

  • A ilha pode abrigar eletrodomésticos, como o cooktop, forno de embutir e até caves. Porém, esteja ciente da necessidade dos pontos elétricos e hidráulicos para esses equipamentos e também para o fato de que as coifas em modelos para ilhas têm um custo bem mais elevado do que os modelos de parede.

  • Pia na ilha? Sim é viável, mas se lembre, sempre, de reservar áreas "secas" para apoio, rebaixando a parte destinada à cuba e à torneira, a fim de evitar que a sua cozinha se transforme em uma piscina.


Por fim, cuidado com os projetos feitos em lojas de móveis planejados. Muitas vezes, os vendedores apenas têm o conhecimento do Promob (programa gráfico utilizado pela grande maioria das lojas) e desconhecem conceitos básicos de proporção e ergonomia. Com isso, acabam criando projetos bonitos, mas que, não raro, não atendem às necessidades da casa.

Uma lha na cozinha tem como principal função trazer funcionalidade e apoio nesse ambiente.




Comentários

Recomendados para Você