quarta-feira, agosto 26, 2009

Lavanderia - Móveis que Organizam





Acho que essa é a parte mais difícil para organizar na imensa maioria das casas.

Sem dúvida, é essa a parte da casa que mais deve atender às necessidades da família, tanto na questão do armazenamento, quanto da funcionalidade. Não podemos esquecer, ainda, que faz tempo que a área de serviço deixou de ser uma área escondida da casa.

Em muitos imóveis novos, há a integração da lavanderia com a cozinha ou até com outros cômodos, a exemplo dos lofts.

"É impossível uma lavanderia organizada". Mentira. Dá para organizar, sim, e ficar bem bonita, acompanhando o restante da casa.

Pense normalmente no que você guarda nesse ambiente: material de limpeza, ferramentas, roupas para lavar, roupas lavadas aguardando passar, baldes e, por que não, até mesmo aquelas coisinhas que sempre necessitamos na manutenção de casa (disjuntor, interruptor e lâmpadas extras, fios, materiais para artesanato e bricolagem). Como você acomoda tudo isso?

Muitas vezes, a necessidade da casa não se resume a um cabide para pendurar a roupa passada (loja de planejado adora colocar isso, não é???) e a uma tábua embutida (cuidado: muitas áreas de serviço ficam com um problema de passagem enorme com essa tábua embutida).

O planejamento é essencial, tanto para garantir o conforto e a funcionalidade, quanto para evitar gastos desnecessários. Também pode acontecer de, no primeiro momento da mudança, ser inviável uma lavanderia planejada, com vários armários. Mas procure adquirir itens que possam ser aproveitados ou complementados futuramente.

Prateleiras nesse cômodo são ótimas. Mas se você for uma pessoa (como eu!!!) que tende a acumular coisas demais, certamente terá dificuldades futuras. Comigo, tudo o que tem portas e compartimentos é melhor, rsrsrs. Algumas dicas:

1- Produtos de Limpeza - Em prateleiras ou armários fechados, esses produtos demandam prateleiras mais altas e com espaço mínimo de 40 cm entre elas, por conta dos vidros de amaciante, água sanitária e removedores, que costumam ser mais altos. Por isso, o ideal é alternar prateleiras de alturas diferentes ou, se possível, usar na parte interna dos armários prateleiras com regulagem de altura.



Se você tem crianças, armários altos são uma ótima opção, a fim de evitar acidentes domésticos. Se não der, instale uma fechadura ou trava para crianças.



2- Tábua de passar e ferro - Existem armários ótimos, que embutem a tábua com sistema de corrediças. Porém, esteja ciente de que embutir a tábua demanda um armário mais profundo. Também é preciso verificar se, aberta, a tábua não impedirá a circulação no ambiente. Nesse caso, é melhor optar por tábuas avulsas, que você pode guardar em suportes fixados na parede ou até nas laterais do móvel.




3- Cabideiro - Para algumas pessoas funciona. Para outras, vira um segundo, terceiro ou até quarto armário, rsrsrs. O ideal é que as roupas sejam penduradas logo após passar, para imediatamente serem guardadas. Porém, como essa é uma situação transitória, reflita se vale a pena dispor do espaço que esse cabideiro exige. Ele pode ser útil para a instalação de mais um módulo fechado, útil para armazenamento de objetos.





4- Porta-Vassouras - Veja a minha história. Deixei um armário alto para acomodar as vassouras. Porém, a minha realidade é de vassoura molhada, usada na lavagem de banheiros, varanda e cozinha. Resultado: a vassoura ficava fora do armário até secar (e já era hora de molhar de novo!!!). Molhada, estragaria o armário. Percebi que o armário era mais útil com prateleiras.



5- Gavetões - A parte baixa dos armários pode ser usada para resolver dois dramas de lavanderia: guardar a roupa de lavar e a de passar. Cestos basculantes podem ser boas opções. Se esses móveis tiverem rodízios, melhor ainda na hora da limpeza do cômodo.




6- Por fim, apoio é importante para as tarefas diárias. Uma pequena bancada auxilia na utilização desse cômodo da casa.





7- Além do mobiliário, invista em diferentes tipos de varais. O ideal é que sejam reguláveis, pois podem ser acionados para as áreas próximas do teto, ajudando na circulação.

Mais algumas idéias que você pode aproveitar:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...