quarta-feira, agosto 26, 2009

Mesa Triangular












Para complementar nossos posts sobre mesas, resolvi escrever sobre um assunto difícil - Mesa Triangular.

Vou superar (ou pelo menos tentar, rsrsrs) a difícil relação que tenho com essas mesas triangulares. Com exceção da mesa de centro de Isamu Noguchi, essa da primeira foto, triângulos e mobiliário são coisas que - para mim - não se misturam.

Até gosto da mesa triangular com tampo de vidro e pés em metal, mas prefiro reservá-la para uma sala de reuniões de um escritório ultra moderno e descolado, como uma agência de publicidade.

Porém, muitas pessoas gostam, consideram utilizá-la em uma sala de jantar e me perguntam se é legal. 

Bem, a casa tem que ter a cara do dono e objetos que ele goste. Por isso, se você gosta, vá em frente.

Vale a regrinha nº 1: você precisa de 70 cm para puxar as cadeiras e permitir que as pessoas se sentem. Se você dispõe desse espaço em todos os lados, você tem um ambiente apto a receber uma mesa triangular. 

Outras dicas:


- Pontas do triângulo encostadas em paredes ou móveis, nem pensar. O resultado não fica legal. A mesa deve ter circulação por todos os lados.


- Ambientes quadrados recebem melhor esse tipo de mesa.

- Evite que o vértice do triângulo fique apontado na direção das portas e passagens desse ambiente, pois 
pode causar uma má impressão em quem entra. Segundo o Feng Shui, também forma uma "lança" de energia prejudicial, atingindo diretamente quem entra.

- Aliás, dentro desse assunto que não domino, mas sou curiosa, já li que os ângulos dessa mesa precisam receber "curas", segundo o Feng Shui.

-Tapetes e mesas triangulares tem uma relação complicadíssima. Se for imprescindível um, escolha um modelo retangular que avance pelo menos 1 metro de cada lado e deixe os lados maiores para a cabeceira e um dos vértices. O melhor é ficar sem.

- A "roupa" da mesa é outra coisa complicada, você terá que se acostumar a toalhas redondas ou quadradas - ou fazer as suas próprias (não conheço nehuma marca que fabrique toalhas em formato triangular).

As toalhas redondas e quadradas não costumam produzir bons resultados visuais (sobra de um lado e falta no outro).

Por esse motivo, opte pelos arranjos com jogos americanos e sousplat, que valorizam o formato 'diferentão' da mesa ao deixá-lo exposto.

- Para facilitar o acesso dos convidados aos alimentos servidos ao centro da mesa, lance mão de centros giratórios em vidro.

- Esse formato de mesa compõe melhor em ambientes contemporâneos, modernos e minimalistas.

- Acostume-se com a posição que os convidados sentam - meio que de lado um para outro.

E você??? Tem uma mesa dessas??? Como é a sua relação com ela??? Conte a sua experiência.





Comentários

Recomendados para Você