sexta-feira, setembro 25, 2009

DECORAÇÃO: COMBINAR PISOS ESCUROS, LAJOTAS E PEDRAS



Lajotas escuras e antigas, geralmente em cerâmica e ardósia são um grande obstáculo na hora de decorar qualquer ambiente.

De cara, todo mundo logo pensa em arrancar tudo e colocar um piso claro (talvez um dos vários tipos de porcelanatos que caíram veritiginosamente de preço), o que nem sempre é possível por várias razões.

Algumas dicas para amenizar a presença de um piso muito escuro:

1- Teto - sempre branco e fosco.

2- Paredes - cores claras e, preferencialmente, frias, ajudam a equilibrar pisos muito escuros: cinza claríssimo, branco, gelo, etc.

3- Móveis claros, especialmente o branco ajudam a "ampliar" visualmente o ambiente. Mesas em vidro transparente, sofás claros (branco, bege, crú, marfim), móveis mais baixos (evite estantes, arcas, cristaleiras).

4- Luminosidade é fundamental. Um ambiente bem iluminado auxilia. Invista em spots, trilhos, pendentes, plafons e abajures, combine lâmpadas frias e quentes, criando diferentes sensações no mesmo ambiente.

5- Iluminação natural - se você possui uma boa iluminação natural, valorize-a, evitando cortinas de tecidos muito pesados, estampados e cores escuras.

6- Tapetes mudam completamente a cara de um ambiente. Modelos lisos, em fibras naturais e cores claras são opções econômicas e certeiras para valorizar o piso escuro sem deixá-lo aparecer demais. Tapetes estilo shaggy de cores claras são fáceis de manter e modernos. Opções em couro claro também ficam ótimas. Evite tapetes pretos, marrons e estampados, especialmente se o piso tiver desenhos.

7- Obra pequena, barata e fácil de fazer: trocar os rodapés escuros por modelos em madeira ou mdf branco com 15 cm de altura; renovar os rejuntes; novo polimento para pedras naturais costuma clareá-las um pouco (existem produtos ótimos para isso em casas de bricolagem).





















Comentários

Recomendados para Você