terça-feira, setembro 29, 2009

Lavanderia Funcional



Ontem consegui um tempinho e fotografei a lavanderia, já finalizada, com os vidros.

Para variar, o espaço dessa lavanderia também é reduzido e a localização das portas e janelas dificultava um pouco a instalação de armários.

A maioria das soluções esbarrava na retirada do tanque e na instalação de um balcão em granito, com armários inferiores e máquina de lavar frontal. Porém, não atenderia às necessidades de armazenamento da casa.

A solução encontrada foi a combinação de dois gaveteiros volantes, com gavetas multiuso (além do fechamento tradicional, as gavetas são profundas e receberam ferragens para acomodar pastas suspensas e revistas).

Na outra parede, o armário aéreo armazena os produtos de limpeza e se sobrepôs à janela do banheiro de empregada, que é utilizado apenas como depósito e tem iluminação suficiente.

Foi mantida uma distância entre os armários áereos e os inferiores, a fim de criar um pequeno balcão de apoio. As gavetinhas altas auxiliam a esconder os carregadores de celulares, moedinhas, canetas, chaves e carteiras, ou seja, aquela "baguncinha" diária. Optei por instalá-las no alto, para que as crianças não tivessem acesso.

A parte inferior dos armários recebeu chaves, para evitar o acesso das crianças aos materiais de pintura e artesanato. O armário de maior profundidade foi instalado na extremidade a fim de não atrapalhar a circulação e a porta da cozinha e também pode ser usado para acomodar vassouras e rodos, pois as prateleiras são removíveis.

Optei por não instalar uma tábua de passar embutida, pois, aberta, bloquearia a circulação. Ela fica armazenada em um suporte no banheiro/depósito, juntamente com as ferramentas da casa, vassouras e rodos.

Para quebrar a monotonia do branco total, foram instalados os tampos em vidro, que ajudam a proteger a marcenaria dos respingos.

Comentários

Recomendados para Você