segunda-feira, setembro 28, 2009

O Sorriso da Flor



Essa semana foi agitada para os praticantes da Ikebana Sanguetsu. Tivemos a cerimônia do Hanakai (Início da Primavera) e, ontem, a cerimônica do Sorriso da Flor - a obra prima do Criador.

Nesse evento ma-ra-vi-lho-so, o Professor Erisson fez algumas demonstrações de Ikebana, associando a nossa mudança interior à capacidade de mudar as coisas ao nosso redor.

Para vocês terem uma idéia da importância dele, quando o Papa João Paulo II esteve no Brasil, o Prof. Erisson foi a pessoa quem fez todos os arranjos do quarto onde o Papa este hospedado e a única pessoa com permissão de entrar nesse recinto, em Cuiabá.

A Academia de Ikebana Sanguetsu também recebeu uma benção especial do Papa Ratzinger, em reconhecimento ao trabalho realizado na África. Demais, não é?

A rapidez com que ele monta uma Ikebana é algo indescritível, somente participando mesmo de algum workshop com ele para saber.

Ikebana é a arte da vivificação floral. Distingue-se de arranjo floral simplesmente. Há toda uma filosofia sobre o respeito à natureza, a utilização das flores da época (em qualquer estado), técnicas de corte (inclusive a quente), posicionamento dos galhos, enfim, estudos bem detalhados e complexos.

Os alunos de Ikebana estudam durante anos e após o término do ciclo avançado, ainda existem as aulas para aprofundamento e atualização (e tem gente por aí dizendo que faz ikebana simplesmente porque espeta algumas flores na espuma floral, tststs).








Comentários

Recomendados para Você