terça-feira, setembro 08, 2009

Sobre suportes para vinhos





Recentemente, publiquei  este post sobre o suporte de vinhos feito com canos de PVC.

Bem, parece que isso tem gerado certa dúvida e alguns comentários, digamos, incorretos.


A peça original cujo design inspirou esse "faça-você-mesmo" chama-se CRU, é feita em METAL e está à venda na Amazon, dentre outros locais. Os preços lá fora, variam entre 98 e 160 dólares.


Já a versão fake pode ser feita com PVC. Frise-se que, com canos e tubos disponíveis em casas de materiais para construção, é possível criar vários modelos de suportes para garrafas (vide fotos abaixo - foram criados!!!) e não apenas esse. Basta usar a sua criatividade!


O blog abordou a idéia de fazer o suporte com o tubo de pvc e não é intenção reproduzir o de metal (manufaturado em processo industrial e com peças unidas, provavelmente, por algum processo de soldagem, muito utilizado para a união desse material) - que o Rodrigo Barba postou no seu blog em dezembro de 2.007.


O objetivo do nosso post não é "ensinar a piratear" a peça original, mas sim, divulgar que em decoração, os objetos e materiais do dia-a-dia normal podem ser reaproveitados e reutilizados. Quem acompanha o blog, sabe que adoro o tema "novos usos para velhos objetos".


Sobre a dúvida se a versão em pvc "aguentaria" garrafas de vinho, dá sim para usar o PVC. O apoio é dado pelo próprio peso das garrafas cheias, o que acontece em 99% dos suportes de vinho com apoio que existem no mercado, inclusive os de metal, que são peças levíssimas.


Por esse motivo, materiais simples e leves como canos de pvc, folhas de metal, plástico injetado e até latinhas de metal podem servir de base a um suporte para garrafas. O peso das garrafas cheias se encarrega do manter tudo no lugar.
Matemática e física ainda explicam muita coisa nessa vida...
E felizmente existem pessoas criativas no mundo, nos ensinando que, pensando diferente e nos livrando de velhos conceitos, chegamos mais longe.

Aproveitando a oportunidade, um vídeo bacana que ensina a fazer o suporte da primeira foto desse post http://www.youtube.com/watch?v=f9-eyw8V2Qg.





Comentários

Recomendados para Você