sábado, novembro 14, 2009

Decoração de Natal em Condomínios





Respondi a alguns e-mails durante essa semana, perguntando que tipo de decoração de Natal cai bem em condomínios e prédios residenciais.

Decoração de Natal é linda e ajuda a entrar naquele clima de paz e solidariedade que deve estar presente nesta data. Porém, acredito que exagerar demais em enfeites de Natal em um ambiente de trabalho é denotar que você passa mais tempo nisso do que trabalhando.

Já em prédios e condomínios residenciais, penso que o primeiro grande cuidado é envolver todos os condôminos nas decisões e procurar as opções mais tradicionais e clássicas, fugindo de modismos e itens que possam gerar polêmica, como uma árvore de Natal preta, por exemplo.

Outra coisa importante a se observar por quem fará a decoração de Natal em condomínio é que a lei civil determina que obras voluptuárias e estéticas (que é o caso da decoração) somente sejam realizadas se aprovadas por 2/3 das unidades. 

Portanto, o síndico que determina a compra desses itens sem aprovação em assembléia está contrariando a lei e deverá ressarcir os cofres do condomínio. E conselho não tem legitimidade para "aprovar" essa compra.

Resolvida essa questão, vamos às dicas:

- A primeira delas é cuidado com o exagero

Luzes, Papai Noel passeando em carroça e praticando snowboard, árvore de Natal e guirlanda, tudo ao mesmo tempo, é um exagero e um desperdício de dinheiro. O foco do condomínio é outro. Poucos itens e bem dosados causam uma impressão melhor. Muitos itens dão a impressão de bagunça.




- Se o condomínio possui uma área verde na entrada ou um jardim, uma idéia é delimitar todos os canteiros com a mangueira de luz branca e usar as luzes brancas e estáticas no caule e no tronco das plantas e árvores. Mas atenção: nada de pisca-pisca colorido. Use luzes brancas e estáticas.



- Se for usar luzes coloridas, use somente as estáticas. As luzes coloridas que piscam só ficam bonitas enroladas na árvore de Natal.




- A árvore de Natal é o item que mais causa polêmica em condomínios. Há divergências quanto ao tamanho, quanto à cor, ao formato dos galhos e aos enfeites em 99% dos casos. E inovar colocando uma árvore colorida só agrava o problema.

Por isso, as árvores cônicas são uma excelente opção para condomínios. Vão bem em ambientes comerciais e residenciais. 

São peças únicas, sem necessidade de encaixe e montagem, dispensam enfeites, sendo uma opção econômica, e os funcionários não perdem tempo armazenando enfeites após o Natal. 

A maioria das opções existentes no mercado é de arame metalizado, dourado ou prateado ou com luzes. Todas são excelentes.

Além disso, o design clean e limpo dessas árvores revela uma escolha elegante e antenada com o que há de mais moderno em design. 

Use-as sozinhas ou em grupos de 3, com tamanhos diferentes sobre uma mesa lateral ou aparador existente no hall.

- A guirlanda. Uma guirlanda na porta principal do condomínio fica linda. Para acertar, evite usar cores polêmicas e invista na tradição dos elementos que normalmente estão presentes nesta data: azevinho, pinheiro, anjos, etc. 

- Respeite as crenças - Atenção, certifique-se de que não existe nenhum morador que siga a tradição judaica. 

Se houver, abra mão da árvore e use somente as luzes. Substitua a guirlanda tradicional por um modelo que contenha apenas laços, bolas prateadas e bolas azuis, que servirá também para comemorar uma data importante no calendário judaico - Hannukah, o festival da lâmpada que não se apagou durante os 8 dias.

- Um exemplo de guirlanda bonita, democrática, tradicional e adequada para  condomínios residenciais e comerciais é esta:






- Itens a serem evitados em decorações de condomínios: festões coloridos pendurados com bolas e piscas, mini-arranjos, velas (especialmente as coloridas), miudezas, presépios, etc.

- Considere a locação de enfeites de Natal e a contratação de um designer ou decorador para planejar a decoração de Natal. Geralmente, esse custo evita gastos desnecessários e atrito entre os condôminos por conta de escolhas inadequadas. A partir de 1 hora de consultoria, você pode ter dicas preciosas para decorar seu condomínio e conseguir a difícil tarefa de agradar a todos.

Saiba que mesmo na época de natal, é possível economizar energia elétrica. A gente ensina como aqui. Veja também como é possível modernizar um elevador antigo.




4 comentários:

  1. Olá Adri,
    Que maravilha! Esse blog é uma maravilha.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estamos sempre em apendizagem! Obrigada por partilhar com o mundo dicas tão interessantes.
    Gostei muito!
    Ginhos
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Adri uma dica bacana é usar pisca de led, é um pouco mais caro mas a durabilidade e economia são maiores.
    Adorei as dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ola, gostei muito do seu blog
    inclusive achei ótima e útil a sua postagem sobre as arvores cônicas.
    recentemente fiz uma decoração de natal em uma clínica e utilizei 2 destas arvores, um dos donos disse que não havia gostado pois achou estranho e que nunca tinha visto algo parecido com elas
    retruquei dizendo que vou a várias lojas todos os anos e tenho diversas revistas com fotos delas e que são tendência...
    mandei sua postagem sobre elas via email para ele, agora ele se convenceu.
    obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...