quinta-feira, janeiro 29, 2009

DECORAÇÃO: PAREDES COM LOUSA



Se você é daqueles que adora deixar recadinhos na porta da geladeira, amplie seu espaço e use a lousa.

Para transformar qualquer superfície em lousa, é só usar contact (adesivo) preto fosco ou tinta esmalte na cor verde escolar ou preta (cinza chumbo também fica lindo!).

Algumas ideias:







quarta-feira, janeiro 28, 2009

DECORAÇÃO: HOME OFFICE PLANEJADO




Três ideias para decorar um home office com móveis planejados ou modulados.








DECORAÇÃO: REVESTIR ARMÁRIO COM ADESIVO




Renovar os armários com papel adesivo ou contact é muito simples. 

Para um resultado melhor e mais duradouro você pode lançar mão do adesivo vinílico, encontrado em larguras maiores e acabamentos. Além disso, é possível encontrar o vinil em uma cartela mais variada de cores e acabamentos, incluindo os metalizados, foscos e high gloss. 

O armário da foto teve inspiração na obra de Piet Mondrian, pintor holandês modernista e adepto do Neoplasticismo. 

As obras de arte podem ser uma grande inspiração e é possível encomendar reproduções em adesivos para aplicação em qualquer superfície, em gráficas especializadas.

DECORAÇÃO: LAREIRAS COM VIDRO





Lareiras modernas e contemporâneas, com o uso de vidro, pedra e metal em um novo design. Inspire-se com estes três modelos:





Veja também dicas para usar a TV e a lareira juntas.

DECORAÇÃO: ORQUÍDEAS DENTRO DE CASA





Adoro orquídeas dentro de casa. Ficam lindas e complementam a decoração de qualquer ambiente. Porém, a sua estadia se resume à época da floração, depois voltam para a varanda, local onde se desenvolvem melhor.

As orquídeas não resistem à exposição direta solar e é preciso tomar cuidado também com o excesso de água. O cultivo dentro de casa também não é tão simples. 

Por isso, deixe-as apenas enquanto estiverem floridas, usando-as na decoração dos ambientes. Mas não interrompa as regas.

Entre as minhas espécies preferidas estão a Cattleya e a Phalaenopsis, cujas flores  duram bastante. 

Para usar na decoração, não é preciso retirar dos vasos de cultivo. Basta colocá-los dentro de cachepôs ou bowls e, caso seja necessário, cubra a terra com musgos, pedriscos ou cascas de pínus. 

Nunca deixe as folhas e flores que já pereceram pois isso dá um aspecto ruim ao espaço. Remova-os imediatamente. 

DECORAÇÃO - LAVANDERIA COM PASTILHAS




Uma ideia bacana para dar mais cor e um toque moderno à lavanderia: pastilhas coloridas aplicadas em faixas horizontais por todo o ambiente. O recurso faz com que o ambiente pareça mais amplo e dá mais vida ao ambiente com móveis brancos e impessoais.


sexta-feira, janeiro 23, 2009

DECORAÇÃO: ABAJUR E ESPELHO CLÁSSICOS



Incorporar um abajur à decoração da sala auxilia na iluminação, permitindo criar aconchego e dar uma atmosfera intimista ao espaço. Além disso, deixa o ambiente elegante e charmoso. 

O espelho também pode ser usado em qualquer ambiente para deixar o espaço super charmoso e dar sensação de amplitude. 

Os modelos clássicos abaixo fazem bonito não só em ambientes clássicos. mas também para dar mais vida aos monótonos espaços contemporâneos. 

Se você pretende mesclar estilos no seu ambiente, invista nessas duas peças sem medo. 



DECORAÇÃO: CUBA DE VIDRO NO LAVABO



Em pequenos lavabos, as cubas de vidro são uma bonita forma de decorar sem pesar visualmente. Há inúmeras opções disponíveis nas lojas e, além disso, você pode encomendar um modelo exclusivo em uma vidraçaria. 


Vidro jateado e cabide para toalhas. Ideal para pequenos ambientes.

Formato arrojado e sustentação invisível no bloco de pedra natural.


Para os amantes do aquarismo, uma peça única.


Imitando o movimento da água.


Totalmente transparentes: a cuba e a bancada conferem leveza a qualquer ambiente.

DECORAÇÃO: CUBA DIFERENTE NO LAVABO



Cubas diferenciadas podem ser o aspecto mais marcante da decoração de seu banheiro ou lavabo, dispensando uma bancada mais elaborada ou outros recursos mais caros. 

As cubas de apoio e de sobrepor prometem continuar como uma forte tendência na decoração desses ambientes, ao lado de peças únicas, esculpidas em pedra ou vidro. Veja algumas ideias:


Uma peça em bronze ou cobre compõe lavabos e banheiros com uma decoração mais rústica ou étnica.



O Corian permite a criação de bancada e cuba em um bloco único, com desenhos diferenciados, como esse que cria um "caminho" para o escoamento da água



Nas lojas é fácil encontrar modelos em resina que podem ser usados sob bancadas de madeira, vidro, pedras naturais ou corian.

O gabinete é dispensável no lavabo. Mas se for necessário, opte por modelos com um design diferenciado e materiais mais requintados.




Colunas em corian ou mármore dispensam as tradicionais bancadas e são uma tendência. Vale a pena também apostar em elementos como válvulas ocultas e torneiras com design diferenciado.




DECORAÇÃO - ESCADA - 5 IDEIAS PARA APROVEITAR ESPAÇO



Veja estas cinco soluções bonitas e bem boladas para aproveitar o espaço debaixo da escada, criando ambientes bonitos e funcionais:








Crédito das imagens: veja no álbum Escadas, no nosso Pinterest.

DECORAÇÃO: BAR NA COZINHA AMERICANA




Com a reforma do imóvel, os proprietários realizaram seu desejo de ter uma cozinha integrada. Um bar também devia estar no projeto.


A cozinha ganhou ares contemporâneos com a cor preta, as bancadas em corian e as portas em vidro.

O bar aparece discreto sobre o passa pratos e completamente integrado aos demais elementos.

O toque de cor veio com as banquetas vermelhas.



Veja também:

DECORAÇÃO: 3 IDEIAS PARA COZINHA AMERICANA











Você sabia que sou designer de interiores e publico um outro blog só sobre decoração de espaços pequenos? Clique aqui e veja 16 dicas úteis para decorar uma cozinha integrada, no Blog Área Mínima.

Veja também:




DECORAÇÃO: 4 IDEIAS PARA RENOVAR A CÚPULA DO ABAJUR



É fácil modificar a cúpula daquele abajur ou lustre com menos de 10 reais. Veja como:

  • Com tecido e fita - Corte o tecido no diâmetro e altura do abajur, deixando sobrar 1 cm em aca extremidade. Com cola spray, fixe o tecido à cúpula, deixando as extremidades. Vire as extremidades para o lado de dentro e faça o acabamento. Para dar um toque a mais, utilize fitas de cetim ou veludo nas bordas.




  • Com flores de fita, fixadas com cola quente. Acrescente chatons, contas de acrílicos, pingentes...



  • Canetinha Acrilpen - Faça desenhos ao longo da cúpula, escreva frases, palavras de amor...
  • Adesivos e Stickers - Você encontra facilmente na banca de jornal, casas de artesanato, papelarias, etc. Cole-os sobre a cúpula.


Você sabe qual a luz certa para usar em luminárias de mesa e abajures? Então, veja nesse post aqui. Aproveite e veja também que charme esse abajur com flores.



DECORAÇÃO: FAÇA UM QUADRO ABSTRATO



Precisa de arte em suas paredes? Faça essas telas em 3 passos e mude a cara da sua decoração.


Você precisará de:


  1. Tela para pintura (considere uma tela com chassi duplo se pretende manter sem molduras)
  2. Tinta acrílica em 3 cores distintas
  3. Rolinho de espuma
  4. Verniz Spray
  5. Copo, balde, tigela ou outros utensílios para fazer os círculos em tamanhos diferenciados.

  • Pinte toda a tela com a tinta acrílica, utilizando o rolo de espuma. Escolha a cor mais escura.

  • Espalhe a 2ª cor de tinta acrílica na extremidade do balde e pressione sobre a tela, em posição aleatória. Repita o procedimento quantas vezes desejar.




  • Com a 3ª cor, faça o mesmo procedimento, substituindo o balde pelo copo e repita, como se estivesse "carimbando" a tela.


  • Após a tinta secar, finalize com o verniz spray. Aguarde a secagem total.

Veja também:




quinta-feira, janeiro 22, 2009

DECORAÇÃO: A LUZ CERTA PARA CADA AMBIENTE







Trocar uma lâmpada é uma tarefa simples... Desde que você saiba qual das opções da prateleira é a melhor para o seu ambiente.

Algumas dicas úteis:
  • Luz Fria - Verifique sempre a tonalidade ou temperatura de cor.As lâmpadas frias têm 6.500 k e a aparência de cor fria e azulada. Passam a impressão de ambiente frio, isolado. São ideais para serem usadas em hospitais, banheiros e cozinhas. Mas atenção a esses dois últimos ambientes, pois ela é contra indicada para as atividades que exijam uma boa reprodução das cores, como se maquiar, por exemplo.

  • Luz Neutra - Têm 4.000 k. Iluminam o ambiente de forma natural, sem alterações. Boas para corredores, áreas de passagem.

  • Luz Quente - Passam uma sensação de calor, aconchego. São ótimas para iluminar ambientes em que as pessoas pemanecem bastante tempo ou se queira transmitir a impressão de boas vindas. Além disso, caem super  bem em luminárias de mesa e abajures, pois são ideais para dar aquele clima intimista (sala, quarto, hall de entrada, etc).


Veja também:



DECORAÇÃO: PROJETO DE ILUMINAÇÃO



O que tanto realça esse projeto paisagístico?

A resposta é um bom projeto de iluminação. Lighting design - a expressão começa a surgir aos poucos.

Arquitetos, decoradores e designers de interiores eram os responsáveis por toda a iluminação em seus projetos. Hoje, alguns já deixam essa tarefa a cargo de profissionais especializados, muito embora seja essencial realizar cursos de extensão nessa área.

Lighting Designers geralmente têm formação na área de arquitetura e decoração, com vários cursos de especialização somente no que se refere à iluminação de ambientes.

Não basta apenas escolher o melhor tipo de luminária. O profissional tem conhecimento sobre todos os aspectos da iluminação: consumo, calor gerado, alcance da iluminação, como realçar ambientes e objetos, etc.

Boas lojas de materiais para iluminação já contam com um profissional para auxiliar os clientes. Portanto, levar a planta baixa do ambiente é uma boa ideia.

Com o conhecimento e auxílio profissional, você saberá, por exemplo, o melhor tamanho do lustre para a sala de jantar, a altura correta do pendente, as lâmpadas indicadas para cada tipo de luminária, quantas dicróicas são necessárias para cada ambiente, etc.

Além da questão estética, um projeto de iluminação bem feito é fundamental para eliminar custos desnecessários e garantir conforto no uso daquele ambiente.

Para fazer seu projeto luminotécnico, fale comigo.







DECORAÇÃO: 4 SOFÁS COLORIDOS



Se você gosta de usar cores na sala de estar, saiba que uma peça ótima para "ser colorida" é o sofá. Um sofá colorido pode dar o tom em uma sala em cores neutras e deixar o ambiente jovial.

Aposte também nas estampas e almofadas coloridas e estampadas. A seguir quatro alternativas para sair do famoso sofá preto.





DECORAÇÃO: SOFÁS MARROM E BEGE



Ideias para quem gosta de estofados na cor marrom e bege:


Recomendados para Você