terça-feira, abril 14, 2009

DECORAÇÃO: BAMBÚ MOSSÔ ARTIFICIAL






Não há nada mais complicado (para mim, sempre foi impossível) manter um bambú mossô como parte da decoração interna, isso porque ele demanda um local ensolarado e isso não acontece dentro de casa, certo?

Uma alternativa é substituir a planta natural por uma artificial. O bambú mossô com galhos e folhas de seda tem o aspecto muito semelhante ao da planta. Não faz feio na decoração.

Não sou a maior entusiasta de flores artificiais na decoração, todo mundo sabe. Mas é fato que há opções bonitas e bem feitas, que podem dar charme aos ambientes em que é impossível cultivar uma planta natural. 

As opções de tamanho variam. Em geral, um exemplar de bambú mossô parte de 200 reais.

Ao usar plantas artificiai, uma dica útil é evitar os excessos e tentar fazer a planta parecer natural. Aposte em cachepôs diferenciados e dispense o uso de terra ou areia.

E se você tem um bambú mossô que não resistiu, pode aproveitá-lo usando verniz em spray ou pintá-lo de branco para continuar usando na decor.

DECORAÇÃO - COSTELA DE ADÃO EM OBJETOS





Ela é velha conhecida de todo mundo, com o nome de "Costela de Adão". O nome científico é monstera deliciosa.

Nas décadas de 70 e 80 era comum encontrar um vaso com a planta em boa parte das casas.

Depois, ficou esquecida, aparecendo timidamente em alguns projetos paisagísticos com características tropicais.

A planta voltou a ser tendência. Dessa vez, aparece menos espalhafatosa, apenas 1 ou 2 folhas em um vaso de vidro transparente com pouca água. Ideal para a mesinha lateral ou aquele aparador.

Como o formato da folha é a grande característica da espécie, ele já foi "emprestado" e se repete em almofadas, quadros e papéis de parede. Aproveite a ideia.

Gosta da planta? Veja como ela pode ser usada na decoração de banheiros e lavabos.






segunda-feira, abril 13, 2009

DECORAÇÃO COM LED À BATERIA










É possível, sim, ter uma iluminação decorativa sob as prateleiras, como na foto, ou dentro de uma cristaleira ou armário. 

Sem a necessidade de fios e instalações especiais ou furações na marcenaria, é só fixar o LED à bateria, que vem com um adesivo na parte posterior.


Ideal para incrementar cristaleiras, partes internas dos armários, prateleiras, nichos, etc.

Nas lojas, você encontra várias versões, redondos, retangulares e em cores variadas.


sexta-feira, abril 03, 2009

DECORAÇÃO - ESPAÇO SOB A CAMA É PARA ORGANIZAR





Inesquecível a cena de Poltergeist em que o garato têm medo de olhar sob a cama e depois acaba sendo puxado pelo palhaço monstruoso que está lá...

Geralmente, o espaço sob a cama é inútil e só serve para acumular sujeira difícil de limpar. O que, realmente, dá muito medo!!!!

Em casa, sempre tivemos o hábito de aproveitar esse espaço. Tínhamos poucos armários (20, 30 anos atrás, ninguém tinha muitos) e já detestávamos guardar sapatos perto das roupas. Sei lá, o sapato vem da rua, a roupa limpa, é uma combinação que não me agrada.

Como a grana curta é a força motriz da criatividade em decoração, minha mãe forrava caixas de papelão com tecidos bem bonitinhos e elas ficavam sob minha cama, com os sapatos e brinquedos.

Hoje, existem várias alternativas: camas com gavetas, bicamas, cama box com baú, com gavetas, prateleiras, espaços para cestas de vime, só que essas soluções demandam um dinheiro que às vezes não está disponível.

Por isso, a ideia de revestir uma caixa de papelão com tecido ainda é boa.

Você nunca mais terá medo de olhar sob a cama se aproveitar bem o espaço sob ela. veja algumas soluções de organização e dicas:


As camas com gavetas são comuns e fáceis de encontrar. O tamanho grande das gavetas as torna úteis para guardar roupas de cama e banho, que ocupam muito espaço nos armários e gavetas.


Os rodízios facilitam o deslizar das gavetas, o que ajuda quando elas estiverem cheias. 

 Cestos de vime, madeira ou plástico podem ser usados sob a cama, basta conferir a altura.

Existem sapateiras e caixas próprias para serem usadas sob a cama. Em plástico, lona e outros materiais, os modelos para sapatos geralmente tem divisórias e permite organizar os sapatos de forma prática.


A marcenaria sob encomenda permite criar nichos e prateleiras sob a cama que podem ser usados para acondicionar livros e outros materiais.


Aqui em casa, uso a bicama, sem o colchão, para guardar sapatos. Mas ela pode ser usada também para guardar os brinquedos e material escolar. Para evitar a bagunça, crie divisórias com recipientes plásticos.
Os modelos de caixas com visor na parte superior são muito práticos para o dia-a-dia.



Cama box ou cama com baú são peças muito práticas. Apenas tome o cuidado de evitar esse modelo nos modelos de casal, queen e king com colchões de mola. O peso é muito grande e pode ser desconfortável manusear. Todo esse espaço sob a cama permite guardar o que a imaginação mandar.

Adaptar caixas e outras peças também é possível. Verifique a altura e, para facilitar instale rodízios.



Veja também:











ORGANIZAÇÃO DE GARAGEM - ANTES E DEPOIS





Nada como as fotos de uma garagem desorganizada e sua incrível transformação. Inspire-se!








Veja também:

SAPATEIRA PARA ORGANIZAR FIOS, CABOS E ETC






Convenhamos, as miudezas de informática são coisas difíceis de acomodar. Eu já tentei caixas e caixinhas, mas os fios e cabos ficam emaranhados, é difícil visualizar o que preciso, a caixa precisa ser um tamanho razoável e nunca está à mão... Para quem tem crianças em casa, é mais complicado ainda!

Por isso, comecei a fuçar atrás de uma ideia nova e achei essa da foto. Para acomodar todas as tralhas, foi usada uma dessas sapateiras que ficam atrás da porta.

Legal, né?? E o bom é que é baratinho.



DECORAÇÃO: CAPA PARA PRATELEIRA E ESTANTE






Há uns 10 anos vi esse tipo de capa em uma edição da revista Micasa espanhola e achei uma solução prática e charmosa para aqueles itens que acumulam pó. 

A ideia é aproveitar aquela estante de madeira, as prateleiras de aço e aramados (tão úteis para acomodar nossas tralhas!!) e, de quebra, deixá-las com um visual moderno e antenado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...