segunda-feira, novembro 30, 2009

DECORAÇÃO DE NATAL: SEGREDOS PARA MONTAR ÁRVORE PERFEITA






Época de Natal é uma oportunidade para você encontrar árvores incríveis, diferentes, coloridas, grandes ou pequenas. E o que torna uma árvore linda e inesquecível não é o tamanho dela ou os enfeites que você usa.

Resumindo, não adianta gastar uma fortuna, porque isso não é suficiente para garantir a árvore de seus sonhos e um visual cinematográfico. Os segredinhos estão na montagem. 

Deciframos aqui alguns deles:


  • A escolha da árvore correta: Quanto mais "cheinha" e fechadinhos os galhos, mais bonita é a árvore e melhores resultados você conseguirá. Porém, quanto mais cheia, mais cara ela costuma ser. Uma árvore com galhos muito abertos pode ficar mais bonita com o uso de festão (na cor da árvore) entre os galhos, preenchendo os espaços vazios.







  • Luzes: depois de montar o tronco e os galhos, é hora de encaixar o pisca. Enrole-o no tronco central, escondendo as luzes entre os galhos. O cordão do pisca JAMAIS deve ficar aparente. Isso garante aquela iluminação, delicada,   cênica e sutil entre os galhos e não acaba com a mágica. 


  • Bolas: além da distibuição equilibrada, o truque para que a árvore tenha "movimento" e pareça repleta de enfeites é usar corretamente as bolas. Misture pelo menos 3 tamanhos diferentes e não tenha medo de misturar cores e padronagens diferentes, pois isso conferirá um visual único. 


Outra dica importante na colocação das bolas é observar que deve haver um forte contraste entre as cores das bolas e da árvore, para que elas não "sumam" no contexto.

Um truque para acertar na distribuição das bolas é intercalar bolas de vários tamanhos em um cordão ou barbante e enrolá-lo à árvore, da base para a ponta. Assim você garante aquele visual que os experts dão às vitrines.






  • Pingentes e pendentes: Não tenha medo de usar outros enfeites (anjos, gotas, papai noel e outros símbolos desta data). Isso confere personalidade à árvore e tira a monotonia. Não há nada mais monótono e "out" do que árvore com todos os enfeites iguaizinhos e na mesma cor. Use as poinséttias, ramos de azevinho, pequenos galhos, pinhas, etc.








  • Corrente, festão e cordões: Você pode usá-los para incrementar o visual da árvore, tanto na diagonal como na foto, quanto soltos na vertical, partindo da ponta em direção ao pé.









  • Ponteira: Incrementar a ponteira sempre garante bom resultado. Você pode usar anjos, laços e as tradicionais estrelas.






  • Base da árvore: Esse é um item importantíssimo. Você pode usar uma saia, como na foto e não se preocupe se não encontrar uma para comprar. Use uma toalha redonda comum, adequada ao tamanho da árvore, faça um orifício central e uma abertura a partir dele, como nessa foto abaixo. 






Outros truques para você esconder a base da árvore: caixas embrulhadas para presente, manta acrílica simulando neve, pinhas, festões, etc. 

Além disso, você pode usar um vaso ou cachepot e pintá-lo com tinta spray dourada ou prateada. Para os artesãos que trabalham a técnica de decoupage, os guardanapos e papéis podem criar peças únicas.  

Por fim, a sua criatividade é o mais importante e não tenha medo de exercitá-la. Árvores tradicionais são bonitas mas as criativas são inesquecíveis. 

Adeque a árvore ao ambiente. Substitua as bolas por ursinhos de pelúcia, flores naturais, fuxicos, bonecas, carrinhos, fotos da família...


segunda-feira, novembro 23, 2009

DECORAÇÃO: PINTURA NA COR MAÇÃ VERDE







Para energizar e deixar o ambiente ultra moderno, ouse. Pinte as paredes em uma tonalidade de verde-maçã e combine com móveis neutros e toques de azul turquesa em objetos e acessórios.

Se você gosta de paredes diferenciadas, veja também estes ambientes com paredes com listras e 30 ideias para decoração em tons de pink e rosa.

Veja também como as cores cítricas influem na nossa saúde

Azul para Relaxar, Sonhar e Admirar





Sabe o que estes ambientes têm em comum?  Paredes em vários tons de azul. 


É só escolher a que você mais gosta e usar.A cor é ótima para utilizar no quarto, pois estimula o relaxamento e a tranquilidade.























Dress My Nest





Desde os tempos de Queer Eye for the Straigth Guy, exibido no Sony, eu já achava as dicas do Thom Filicia muito legais. 


Geralmente, trabalhando com peças mais simples e soluções possíveis à maior parte dos mortais, ele conseguia criar ambientes incríveis.


Com o programa Dress My Nest (acho que o título em português é algo como Minha Casa, Meu Estilo), exibido pelo Discovery H&H, às quintas, ele continua seguindo essa linha. Transforma os ambientes a partir de roupas que indicam o estilo de vida das pessoas.


O programa é recheado de dicas ótimas e os ambientes criados por Thom são ótimas referências para quem pensa em decorar. 


Com um pouco de pesquisa e criatividade, dá para reproduzir e adaptar os ambientes criados por Thom em nossas casas. Elegância e simplicidade são os seus pontos fortes. Além disso, Thom não tem medo de ousar em cores e estampas, bem como adora usar objetos de decoração variados.


Algumas ótimas ideias de Thom para nos inspirar:


























sexta-feira, novembro 20, 2009

Um móvel coringa








Esse móvel está com a etiqueta do preço... Mas você pode aproveitar a ideia e revestir a frente das gavetas de qualquer móvel que você tenha em casa.


Aproveite esta ideia em aparadores, buffets, mesinhas de cabeceira, gaveteiros e crie um móvel coringa, que pode passear pelos 4 cantos da casa.




Escadas e Vidro - combinação perfeita





Muitas pessoas têm dúvidas e me escrevem perguntando sobre corrimão e guarda-corpo de vidro para escadas. Se fica bom, se é seguro, caro, com que estilo de decoração combina, etc...


Com relação à beleza, as fotos a seguir já dizem tudo. 


Sobre segurança, contudo, é recomendável consultar um profissional para definir qual tipo de vidro é o mais adequado ao caso (existem vidros temperados, laminados e laminados-temperados). A espessura, geralmente, varia entre 8 e 15 mm. E para a fiação, existem projetos que usam a madeira, o aço inox e o alumínio em conjunto com o vidro.


E com que tipo de decoração combina? Primeiro, penso que o corrimão ou o guarda-corpo devem estar em harmonia com o projeto arquitetônico do local um todo e com o tipo de escada, para que venha a influir de uma maneira positiva no contexto geral. Isso é mais importante do que combinar essas peças ao mobiliário.


O preço varia muito, de acordo com o material escolhido e a espessura do vidro. Por isso, os orçamentos devem ser feitos com o projeto e todas as suas especificações.

























DECORAÇÃO: BANCO DE MADEIRA CHARMOSO





Eles invadiram a decoração de áreas externas. Em varandas ou jardins, difícil é não encontrar um projeto que contemple um móvel desses.

Bonito, confortável e resistente, combina com vários estilos e se adapta bem à maioria dos espaços. Algumas ideias para aproveitar:



Almofadas, mantas e tapetes - além de tornarem o banco mais confortável, incrementam a decoração do ambiente. Tons coloridos e tapetes em fibras naturais sempre combinam.



Quer mais conforto? Almofadas sob medida para o assento e para o encosto tornam o modelo mais macio.


Na mesa retangular, substitua duas cadeiras por um banco. O resultado é divino.


Crie um agradável ambiente para um papo ou para o descanso combinando o banco com poltronas, na área externa.


Por fim, uma peça dessas não serve apenas para áreas externas. Aquele cantinho vazio dentro de casa, pode perfeitamente abrigar um banco e receber a companhia de plantas, vasos e outros objetos de decoração.




Veja também estas ideias para decoração de varandas e terraços e uma mesa feita com vaso, que pode ser usada em áreas externas.

Faça você mesmo seus cartões de Natal





Com a internet, muita gente perdeu aquele hábito bacana de trocar cartões de Natal.


Afinal, não há nada mais prático do que escolher um dos milhares de gifs animados e enviar para todos os seus amigos de uma só vez.


Prático, porém, nada charmoso. O encanto irresistível dos cartões de Natal tradicionais não pode ser substituído pelas novas tecnologias, certo?


Lembrei de um modelo super simples que fazia durante as aulas de desenho, quando eu ainda era adolescente. 


Para fazer os cartões, eu dividia as folhas A4 de papel canson em 2 partes, dobrando cada uma dessas partes ao meio para formar o cartão.


Na parte frontal, o desenho era simples e estilizado feito com aquarela. Rápido, barato e personalizado. Depois, era só assinar a criação e escrever uma mensagem na parte interna.


Hoje em dia, fico fascinada com a quantidade de materiais existentes e as infinitas possibilidades que eles nos proporcionam.


Solte a sua criatividade e faça você mesma seus cartões de Natal. Algumas dicas de materiais que você pode usar:


- Papel canson, cartolina, papel cartão, papéis texturizados (linho, opaline, etc.).


- Aquarela, lápis de cor, lápis de cor aquarelável, caneta hidrográfica, tinta mosaico, tinta dimensional, tinta relevo.


- Cortadores e carimbos para scrapbook.


- Fitas de cetim e voil diversas.


- Folhas, sementes, glitter colorido, juta...



















quinta-feira, novembro 19, 2009

Geladeira Vintage





Quem tem, diz que funcionam bem melhor que os moderníssimos e ultra-mega-blaster refrigeradores.


Por opção ou pela grana curta, o fato é que muitas pessoas ainda têm essas peças, mas a pintura sofre com a passagem do tempo.


Utilizando uma nova pintura ou adesivos, confirma algumas ideias para dar uma roupa nova para a sua geladeira vintage.











DECORAÇÃO: VERMELHO NA SALA DE ESTAR SEM ERRAR






Vermelho é lindo e segundo boa parte dos profissionais de decoração: uma sala sem uma pitada de vermelho é como uma mulher sem batom. Mas como usar essa cor sem tornar o ambiente opressor ou cansativo demais? E como fugir dos modismos para criar uma decoração que resista ao tempo?

Já publicamos aqui algumas dicas para usar tapete vermelho na decoração da sua casa. 

Agora, vamos complementar com mais dicas para você escolher sem medo essa cor que, segundo o Feng Shui, pode estimular as áreas de relacionamentos afetivos, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade.


  • Antes de colocar qualquer peça vermelha ou sair colorindo as paredes, é importante que você goste da cor. Vermelho é assim: ou você ama ou odeia.
  • Consulte as cartelas de cores dos fabricantes de tintas e tecidos para encontrar entre todos os tons de vermelho, aquele que mais te agrada. São muitas variações e uma certamente combinará bem em seu ambiente.
  • Para não criar uma overdose de vermelho, faça uma escolha: vermelho no mobiliário x vermelho na parede x vermelho nos objetos, acessórios, tapetes e almofadas. Em tudo, você certamente criará ambientes cansativos e muito carregados.
  • Peça em vermelho que resiste a qualquer modismo, à passagem do tempo e combina em 99% dos ambientes: um tapete oriental legítimo (naim, ziegler, herati, etc).
  • Em uma base neutra, com branco e bege, o vermelho é aquele toque de cor que faltava. Já ao lado do marrom, o vermelho acende a decoração e dá jovialidade ao ambiente. Com o preto, muito cuidado para não parecer bandeira de time. Use em pequenas doses.
  • Está na dúvida se deve comprar um sofá vermelho? Não compre, exceto se você tiver plena certeza. Na dúvida, compre um de cores claras e complemente com almofadas em vermelho. Poltronas, chaises e pufes são mais fáceis de substituir e, menores, causam menos impacto.
  • Uma forma de usar o vermelho e reduzir o seu impacto é associá-lo a estampas que combinem outras tonalidades.

A seguir uma série de ambientes com vermelho e suas variações:



  • Um vermelho tendendo para o pink serviu como fundo para as gravuras do proprietário.  Os móveis de tons neutros e design limpo não brigam com a cor forte.



  • O ambiente neutro recebeu o vermelho apenas no sofá e nas poltronas.


  • Para aquecer o ambiente a parede da lareira recebeu vermelho. Nas almofadas e no pufe, o vermelho aparece delicado na estampa floral.


  • Vermelho escuro, quase vinho, para não contrastar demais com o preto é um truque para acertar nessa combinação.


  • Alegria, jovialidade e informalidade. Apesar do vermelho vivo na parede, os tons neutros e o uso de várias cores deixou o ambiente alegre e leve.


  • Para "quebrar" a hegemonia do preto e branco, pequenas doses de um vermelho menos vivo nos estofados.
  • Vermelho e móveis de design reto e contemporâneo formam um casamento perfeito.
  • Uma combinação de almofadas vermelhas, lisas e estampadas é coringa para qualquer ambiente neutro.

  • Objetos, quadros, abajures e almofadas são acessórios fáceis de encontrar e substituir.



  • Colorir apenas uma das paredes com vermelho é uma ótima idéia para dar um toque de vermelho em seu ambiente. Ambientes integrados aceitam bem essa solução. Atenção: os tons mais "fechados" são mais fáceis de combinar e menos cansativos.



Veja também outras ideias para combinações de cores na decoração e truques para usar a cor azul na decoração sem medo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...