domingo, maio 06, 2012

CASAS DE MADEIRA E TIJOLOS - ATUALIZANDO A PINTURA





Recentemente conversei com uma amiga que confessou estar cansada da casa dela. A casa segue aquele estilo que foi tendência há vários anos atrás: janelas e portas em madeira escura (algumas em arco), tijolos à vista no tom natural, piso de madeira, algumas vigas aparentes e outros elementos característicos desse tipo de construção.

Já que ela não está a fim de encarar uma reforma, me pediu algumas dicas  para deixar a casa com uma carinha mais moderna, pronta para receber os móveis mais contemporâneos e modernos que ela planeja adquirir - sem gastar muito.

Como esse é um tipo de construção comum e várias pessoas comentam que as casas com essas características são escuras e cansativas, resolvi dividir com vocês algumas soluções simples e econômicas para esse problema:




  • A união de muitos elementos em tons escuros, especialmente madeira e tijolos, tende a acabar com a luminosidade na parte interna. Uma pintura em tons claros pode garantir a luminosidade interna e, ao formar o contraste com o piso escuro, também propicia uma boa base para receber móveis de diversos estilos.


  • Se as paredes internas contam com acabamento de tijolos aparentes, pinte-as de branco. A mesma cor pode ser usada em esquadrias de madeira, rodapés e batentes, garantindo unidade ao ambiente e uma base limpa, já que muitas vezes as janelas e portas em arco têm detalhes demais e interferem na decoração.
  • O teto, geralmente em madeira escura, também pode parecer opressor e passar a impressão de ser baixo demais. Por isso, pintá-lo de branco ajudará a passar a sensação de amplitude. Você pode manter algumas colunas e vigas no tom natural da madeira para quebrar a monotonia do branco total.

  • Escolha cores vivas, quentes e alegres para os ambientes. Deixe os tons muito fechados e frios de lado ou em pequenas doses (violetas, azuis e verdes). As tonalidades que tendem para o amarelo e o laranja acrescentam mais vitalidade e energia. Já os vermelhos devem ser usados com cuidado, pois muito fechados e escuros, ao lado dos demais elementos, podem tornar o ambiente cansativo. 

  • Sem pintar, apenas clarear. Os tijolos não precisam ser totalmente pintados. Eles podem apenas receber uma camada aguada de tinta branca, o que lhes dará um pouco mais de luminosidade preservando as suas características. As janelas, muitas vezes tomadas por camadas e mais camadas de vernizes escuros, podem ser lixadas e receberem apenas  uma camada de verniz natural, preservando o tom original.



  • Um up na iluminação: Essas casas são antigas, de uma época em que a iluminação não tinha tantas opções quanto hoje. Atualizar a iluminação dos ambientes é uma boa medida para modernizar a parte interna. A luz certa muda tudo. Caso você disponha de poucos pontos, use e abuse de recursos tais como: trilhos com lâmpadas AR, luminárias de coluna, abajures, LEDs Do-It, pendentes com várias lâmpadas, etc.

  • Em matéria de decoração, muitas das boas impressões conseguidas se resumem à uma só palavra: contraste. Por isso, se você optar por preservar os acabamentos escuros como madeiras e tijolos naturais, os tecidos claros, tapetes neutros, móveis brancos e em vidro podem ser ótimos aliados na hora de decorar. Garantem leveza ao ambiente. Evite móveis com muitos detalhes, rococós, cores e madeiras escuras na mobília. Já com uma base clara nas paredes, a sua liberdade para combinações será maior.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...