quinta-feira, janeiro 14, 2010

Cozinha de Revista - Os Truques dos Profissionais










É sempre assim, você olha as cozinhas estampadas nas páginas de revistas e tem vontade de meter um machado na sua. Pode ser que você tenha uma cozinha novinha, mas você olha as revistas e showrooms, com a certeza de que a sua não fica daquele jeito.


Por que isso acontece? Por que, afinal, mesmo gastando rios de dinheiro, a sua cozinha não fica com aquela carinha de revista? Quais são as escolhas feitas por profissionais e que deixam qualquer projeto maravilhoso.


Confira esses pequenos truques para a cozinha ficar sempre com aquela carinha de revista e, o melhor de tudo, economizando.


1- Medidas Reais: Todo bom projeto tem início com a obtenção das medidas. Além das medidas das paredes, para um projeto de cozinha bem elaborado você precisa das medidas das janelas e portas (incluindo ângulos de abertura e distância do solo e do teto), distância das tubulações de água e gás, saídas de esgoto, etc.  Só assim, você projetará adequadamente.


2- Acabamentos Diferenciados: são muito importantes para a sua cozinha ter aquela carinha de revista. Porém, não é necessário que eles estejam por todo o ambiente do chão ao teto. O essencial é um piso prático e de boa qualidade e revestimentos fáceis de limpar na área do fogão e da pia. O restante das paredes pode ser pintado com uma tinta lavável.Essa economia permitirá, por exemplo, optar por pastilhas de vidro ou um revestimento de fórmica nas áreas  mais críticas, escolhas que dão um grande efeito.


3- Iluminação: Cozinha de revista sempre tem boa iluminação. Luminárias de embutir sobre a bancada de trabalho e na área dos armários auxiliam nas tarefas diárias e pendentes na área de refeições causam um belo efeito. Para   criar um efeito cênico,   pontos sob armários aéreos e em prateleiras aquecem o ambiente e valorizam objetos.


4- Acerte na escolha dos materiais: Os profissionais sempre estão antenados com as últimas tendências. Mas isso não quer dizer que você só terá uma cozinha de revista se gastar fortunas para adquirir um item recém lançado. Acompanhe os últimos lançamentos através de feiras, revistas e pela internet e, dentro das suas possibilidades, procure alternativas mais econômicas. Alguns materiais são clássicos e atemporais: granito preto/cinza/branco, fórmica e laminado branco mate, puxadores em alumínio e aço escovado. Dificilmente saem de moda e são boas opções na hora de economizar.


5- De olho nas tendências de design: Cada época tem a sua tendência. Atualmente, as linhas são limpas e retas, sem entalhes, sem apliques e sem excessos para confundir o olhar. Lojas de planejados simplesmente ADORAM expor em seus showroom cozinhas com módulos de diferentes tamanhos, alinhados por cima, por baixo, formando um nicho aqui, uma prateleira ali, porta vinho, porta pano de prato, porta temperos... Socorro!!! Fuja disso. Trace duas linhas imaginárias em sua cozinha, uma para a bancada e outra para armários aéreos e prateleiras superiores. Outra grande tendência é evitar o uso de armários aéreos e substituir vários deles por apenas um armário, alto, ocupando toda a dimensão de uma parede.


6- Evite excessos: Revestimento colorido, armários combinando diferentes tipos de acabamentos, muitas prateleiras, muitos enfeites... Tudo junto vira uma grande confusão. Escolha apenas um ponto de atenção e use peças mais básicas no restante. Uma grande parede com revestimentos decorados pede que todo o restante seja básico. Armários coloridos pedem pisos e revestimentos neutros.


7- Invista na substituição dos eletrodomésticos: Uma cozinha moderna pede eletrodomésticos novos. Além de economizarem energia, os novos modelos têm muitas opções de acabamentos e design diferenciado. Sozinhos já bastam para dar aquele up na decoração. Em uma cozinha toda branca, uma geladeira preta ou vinho pode ser um grande elemento decorativo e não requerer mais nada.


8- Um lugar para cada coisa: Por fim, a melhor dica é que a cozinha de revista sempre tem tudo organizadinho. Evite muitos objetos e peças expostas, pois assim valorizará o conjunto.









Comentários

Recomendados para Você