segunda-feira, janeiro 18, 2010

TV + LAREIRA







É cada vez mais frequente encontrarmos projetos que contemplam a instalação das TVs sobre lareiras.

Contudo, essa opção não é tão simples e para evitar que você tenha uma lareira meramente decorativa, que nunca poderá ser usada, sob o risco de aquecer e derreter a sua TV, é bom estar atento a alguns cuidados.


  1. A temperatura: há um consenso geral de que o ambiente onde está a TV não pode ultrapassar 32º C. Por isso, o primeiro passo se você pretende instalar a TV sobre a sua lareira é medir a temperatura naquela parede quando a lareira está ligada, para checar quais as proteções térmicas necessárias. 
  2. A parede da lareira está exposta ao calor. Você pode ter uma lareira elétrica, a gás ou à lenha. O calor excessivo pode danificar seu equipamento, derreter fios e cabos e danificar o sistema de som. O isolamento térmico nesses casos é necessário. Há inúmeras opções de mantas para esse fim.
  3. Fios e cabos fazem parte da instalação de uma TV: sistema de som, tv a cabo, players... todos esses aparelhos têm fios e cabos que se conectam à sua TV e o ideal é prever o local onde ficarão, evitando que fiquem aparentes. Painéis em gesso acartonado, drywall e madeira instalados a  10 cm da parede original, criam o espao para esconder os fios e cabos. A utilização desse recurso pode permitir ainda a instalação de mantas térmicas sobre a parede original, reduzindo o risco de danos ao equipamento em virtude do calor.
  4. Verifique a altura que o equipamento ficará após instalado. A instalação da TV sobre a lareira deve permitir que as pessoas tenham um ângulo de visão confortável, estando sentadas. Por isso, é essencial checar antes se a TV não ficará alta demais. Alguns acabamentos de lareira possuem altura em torno de 1,60m e uma TV acima dessa altura fica extremamente desconfortável para quem assiste.
  5. O uso de suportes articuláveis pode ser uma boa alternativa para afastar o equipamento da parede quando as temperaturas estiverem altas demais. De qualquer forma, deve-se evitar a exposição dos aparelhos eletrônicos à altas temperaturas. Portanto, uma lareira com pouco ou quase nenhum uso é a melhor opção para a instalação das TVs.











Um comentário:

Tania Forti disse...

Sempre achei meio suspeita essa idéia de instalar a tv sobre a lareira, mas que fica bonito, fica!
Se um dia tiver uma sala que comporte uma lareira, quem sabe?
bjo
www.xodepress.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...