sábado, março 13, 2010

CRIANDO UM LIVING ROMÂNTICO E MODERNO



Há dias a Tel do DESENCALHADAS (não case sem antes dar uma passadinha por lá), me pediu algumas dicas e ideias para a decoração de um living de apê, com toques femininos e delicados. 


Por conta dessas invasões e problemas todos na conta do google, eu andava em falta com ela, mas pretendo me redimir com esse post.

Pois bem, o que a Tel me contou é que se trata de um apartamento que, como a grande maioria, tem dimensões reduzidas (fato que já me conduziu a algumas escolhas que são acertadas quando se trata da fórmula apartamentos + poucos metros). 


Ainda, a Tel me pediu algumas escolhas mais econômicas e de efeito bacana na decoração. E como ela é casada (apesar de eternamente noiva!!), procurei algumas opções que não deixem o maridex constrangido na hora de receber amigos para assistir ao futebol.

Se o seu caso é o mesmo da Tel, vale a pena dar uma lida no post (ele ficará um pouquinho comprido, mas compensa), porque tem algumas dicas bem legais para apês de poucos metros.

Para começar, vamos falar de pintura e piso:

Considerei a existência de acabamentos nas áreas molhadas, então, sugiro apenas um piso laminado no living e quartos. 

Como o espaço é reduzido, usar o mesmo piso instalado em diagonal dará a sensação de continuidade e amplitude. 

A minha escolha recaiu no Eucafloor Decapé Blanche, de tonalidade clara, casa bem com tudo e tem aquele apelo rústico que é tendência, com rodapé branco da mesma marca.



Abaixo o óbvio. Descartei o verdinho, o rosinha e o lilás, pensando em uma ambiente moderno com os toques de romantismo que a Tel gosta, dentro de um contexto e de uma proposta mais atual. O tom Andino, da marca Coral, ficará bem bacana, discreto e neutro nas paredes. O resultado ficará bem parecido com essa foto.



Para colorir uma parede apenas na sala de jantar ou no estar, eu apostaria na cor AMEIXA PERFUMADA, também da Coral.






Sobre a iluminação geral:





Para a iluminação eficiente e econômica, 2 trilhos brancos, com 4 ou 5 lâmpadas, no estar e no jantar, fariam poupar os custos da dupla gesso + AR. Futuramente, a sala de jantar pode receber um lustre bacana em cristal ou com uma cúpula em tecido ou pergaminho.

Para complementar a iluminação e criar diferentes sensações, abajures na sala de jantar, na lateral do sofá e uma luminária de chão trazem um bom resultado.

Sobre a mobília:



Vale a regra, móveis de pequenas dimensões, pouco profundos, mesa redonda, móveis multiuso... como o espaço é pequeno, o ideal é que os móveis sejam confortáveis, linhas retas e, de preferência em tons claros para combinar com esse estilo romântico e feminino que a Tel gosta. 


Misturar peças mais modernas com outras cheias de história é tendência e pode cair super bem em uma decoração mais romântica também, evitando aquela coisa batida do "móvel antigo + floral = romântico".


Na sala de jantar, um buffet branco moderno junto à parede ameixa forma um bonito contraste. Esse modelo que aparece na foto é fácil de encontrar em várias versões e preços.



E para a mesa, novamente fica a minha sugestão para um modelo redondo, com pés centrais e tampo em vidro para dar mais leveza. 

Uma medida bacana para um ambiente menor é 1,00 metro de diâmetro, pois acomoda 4 cadeiras numa boa. Sobre as cadeiras, uma dica importante para não atrapalharem a passagem, é escolher modelos que encaixem completamente sob a mesa e tenham pés compactos, sem muitas curvas. Eu optaria pelo revestimento em tecido, liso, em linho ou sarja branco ou crú.


Para favorecer o toque romântico e aquela decor com um jeitinho de antigamente, descarte aquela fórmula tradicional do quadro/espelho grande sobre o buffet. No lugar, prefira uma composição com 3 ou 4 espelhos pequenos, venezianos ou com uma moldura interessante, como na foto. Sobre o buffet, um abajur com cúpula floral com a base bem contemporânea arremataria o tom romântico com graça...













Na sala de estar, dá para criar um ambiente acolhedor e com espaço extra para acomodar os convidados sem atrapalhar a circulação nos dias normais.

Minha sugestão, um sofá de 2 lugares, com no máximo 1,80 de largura. Eu usaria o branco, em sarja ou couro, com braços na altura do encosto e linhas retas. O romantismo viria em almofadas com estampas florais bem coloridas ou bordadas.






Um tapete é essencial para dar aconchego. Nesse quesito, eu amo os tipo shaggy, são super fofinhos e possuem vários tipos e modelos, com várias opções de preço. Eu optaria por um em qualquer tom crú. 1,50 x 2,00 m é uma medida que se adapta bem à boa parte dos apartamentos.




Para apoiar a TV, como a Tel curte essas soluções mais românticas, eu fugi daquelas do conjunto de painel em madeira e rack baixo. 

Por isso, creio que um aparador como o da foto, de demolição, com as marcas do tempo dará mais "peso" ao ambiente e personalidade à decoração. De um lado pode ficar a TV e em outro, uma bandeja com bebidas faz as vezes de bar.





Como nessa foto, a Tel poderia optar por uma mesa de centro de cantos arredondados e design mais moderno e uma mesinha lateral antiga, restaurada ou não. A ideia de uma (e apenas 1) poltrona revestida com tecido floral também é bacana para quem pensa em adotar um estilo mais romântico na decoração, sem deixar o maridão estressado.

Cortinas claras e fluidas são uma ótima opção para ambientes menores.


Para criar assentos extras em dia de festa, a Tel poderia embarcar na tendência dos tamboretes, garden seats e bancos, como uma opção mais atual aos pufes revestidos de tecidos. Quando essas peças não estão em uso, podem acomodar livros, objetos decorativos, um vaso de plantas...









Quer saber como fazer o apartamento pequeno render espaço? Então, dê uma olhada nas nessas dicas. 



Comentários

Recomendados para Você