terça-feira, março 16, 2010

DA CASA DA VOVÓ PARA O ESTRELATO



Acontece sempre comigo: vira e mexe, folheando uma revista ou catálogo, me deparo com alguma coisa e lembro que uma peça ou móvel igualzinho esteve ou ainda está na casa da avó, da mãe... 

Algumas vezes, tenho vontade de chorar, porque a peça foi doada ou acabou com o tempo. Em outras, vou correndo buscar, rsrs. 


Quando se trata de garimpar preciosidades, é comigo mesmo. Já me candidatei à herdeira de uma cadeira de balanço Thonet que foi do meu tataravô, ao enxoval da prima mais velha (todo bordado!!!!!!) e faz tempo que estou ensaiando como pedir à minha sogra um jogo de copos antigos que ela tem.

Por causa disso, resolvi fazer um apanhado das coisas que você deve buscar correndo na casa da sua avó (antes que a prima ou a tia cheguem!!!) e que estão com tudo quando o assunto é decoração.

Toda família tem uma bergére ou poltrona com braços arredondados e um banquinho de pés torneados. Provavelmente, o banquinho estará em madeira escura e a poltrona em gobelin, também escuro. Tecido moderno nela e pintura nele!


A mesinha com pés palito é imbatível. Resgate já! Olha a poltrona antiga com tecido amarelão!


Que casa de avó não tem um relógio cuco??? Repagine-o, pintando de branco, como nessa proposta.


Minha avó teve, passou para a minha mãe e depois, nem sei para onde foi um conjunto de jantar em fórmica, parecido com esse. Quase surtei na hora em que vi um desses em uma famosa loja que vende móveis vintage.

 


Jogo bico de jaca, da década de 60. Valem taças de qualquer tamanho, copo de long drink, copo de whisky... Mas atenção: vidro transparente e borda com acabamento dourado, bem antigos. 


Jogos de xícaras antigas. Se tiverem filetes de ouro e carinha de bem antiguinhos (craqueladinhos na porcelana estão valendo também) é o êxtase!!!!!


Minha avó (e acho que todas as irmãs dela) tiveram um baú desse tipo para guardar o enxoval. Provavelmente, a sua avó também tinha, e você pode pedir "emprestado" para usar na sua casa. No living, como aparador, com uma belíssima bandeja com bebidas e um abajur, fica lindo!!


E o que dizer desse belíssimo buffet com porta decorada??? Pode ser que sua avó também tenha. E ele ficará maravilhoso na sua sala de jantar supercontemporânea.


A cômoda encostada no quartinho de despejo porque agora só se fala em móveis planejados??? Realmente, o lugar dela não é o quarto... É no living, no hall de entrada...



Se a sua avó se desfez das peças antigas, também não precisa se descabelar. Para isso existem os antiquários, as feiras de antiguidades e os brechós.

Nessa MATÉRIA DO CASA.COM.BR, você confere o que os experts Marinha Linhares, Fábio Galeazzo, Maristela Gorayeb e Antonio Ferreira Jr. garimparam em brechós e que compõe o seu acervo pessoal.












Comentários

Recomendados para Você