terça-feira, março 30, 2010

DECORAÇÃO - ABAJUR FEITO COM XÍCARA




Já vi posts e mais posts de blogs se multiplicarem com essa ideia dos bules e xícaras como base de lâmpada.

Por isso, resisti muito a fazer um post com esse tema. 

Porém, como sempre me perguntam como pára em pé, como cola, se fica bom na sala, etc., senti uma obrigação em falar sobre o assunto.








Lembro que em uma das edições da Megartesanal, a Rita Paiva estava promovendo a sua revista Make, e a imagem da capa era justamente uma foto desse tipo. Não cheguei a comprar a revista, mas fica a dica para quem estiver a fim de procurar a publicação.

A luminária da primeira foto está apoiada no chão. Se vocês observarem atentamente, o fio de energia elétrica sai logo abaixo do bule. Por isso, acredito que apenas as 2 primeiras xícaras e o bule receberam a furação para passar o fio e fixar o nípel (esse cano metálico que sustenta o soquete da lâmpada e a cúpula). 

Essa furação tem que ser feita com furadeira, broca de vídia e, preferencialmente, molhando a peça com água (teste antes em xícaras mais baratinhas).

As demais peças abaixo do fio, foram apenas coladas. Para essa colagem, a cola Araldite Hobby é perfeita, seca em 10 minutos e adere super bem.

Basta empilhar as peças, colar e pronto. Observe que o empilhamento das peças também garante o seu equilíbrio. Peças menores sobre as maiores e os pires funcionando como base de apoio. Assim acontece na primeira e na segunda foto do post.

Na terceira foto, apesar de parecer que as xícaras foram empilhadas, na verdade é um bloco só de cerâmica que foi moldado para aparentar xícaras empilhadas.

Bem, onde combina??? Acho a ideia bem engraçadinha e simpática. Na minha opinião cai super bem se você quiser dar um toque divertido ao ambiente ou se tem uma predileção por uma decoração mais romântica.

Particularmente, eu o usaria em uma sala de jantar. Acho que daria um toque de humor à decoração. Já o clima, ficará, com certeza, por conta dos desenhos e estampas das peças da base e o estilo da cúpula.

Para uma decor mais contemporânea, um spray prateado nas peças da base e uma cúpula de tecido fariam bonito.





Comentários

Recomendados para Você