sexta-feira, abril 09, 2010

DECORAÇÃO: USANDO FERROS ANTIGOS










O e-mail da Ina me trouxe boas recordações: ela me perguntou sobre ideias para usar os ferros de passar antigos. 

Temos dois exemplares desses ferros na família. Ora estão na minha casa, ora na minha avó e agora, na minha mãe. Além dos ferros antigos, temos também umas caçarolinhas e até uma balança antiga de pesar fios - que meu pai salvou antes de ir para o lixo em uma das indústrias têxteis para as quais trabalhou.

Como não estão aqui em casa, posto as fotos em outra oportunidade. Porém, já adianto algumas dicas para usá-las na decor:

1a. Dica - Pintura

Você pode usar a peça na cor natural, se ela estiver em bom estado.

Mas se quiser renovar a cor desgastada ou esconder as marcas, tem jeito.

Uma ideia é pintar a peça com tinta esmalte preto fosco, porque geralmente elas têm pontos de ferrugem que podem estragar os móveis sobre os quais ficam apoiadas. Isso garante um visual bem parecido com o original, garantindo a sua preservação. 

Os esmaltes que contém dispositivos anticorrosivos são bem legais para pintar peças antigas de ferro, como, por exemplo, o Hammerite. Além do acabamento preto fosco, ficam bacanas também os metalizados com acabamento martelado e forja (ouro e prata).

2a. Dica - Onde Usar






Essa dica do Blog Na Onda das Artes, que a Lourdes Fiedler postou é muito bacana e versátil. Ela usou o ferro como uma jardineira. Olha que charme!

Eu usei um dos meus ferros desse jeito por alguns anos. Coloquei algumas flores secas bem miudinhas e usava como centro de mesa na mesa da varanda, pintado com tinta ouro martelada. 

Além das flores, você tem a opção de usar pimentas verdes e vermelhas, buchinhos, cactos e outras plantinhas artificiais ou naturais, deixando o ferro entreaberto para visualizar o arranjo.






Os modelos pequenos ficam uma graça usados no chão como suporte para não deixar a porta bater, como nessa foto do site Hey Bernice. 






Se você tiver vários exemplares ou mesmo outros objetos antigos de ferro, como chaleiras, moedores, lamparinas, garruchas e outros, uma alternativa bacana é exibí-los juntos em uma prateleira, ao longo de um corredor, em um hall, na varanda, na cozinha ou onde você quiser.


Com o uso de soquete e o fio, você pode transformar o seu ferro antigo em uma luminária. O resultado fica bem mais interessante nos modelos que têm aberturas na base, que deixarão passar a luz.

Por fim, se você tiver uma daquelas antigas mesas de passar, como essa da foto abaixo, ela pode ser usada como aparador e expor seus objetos antigos com o maior charme.








Comentários

Recomendados para Você