quarta-feira, abril 07, 2010

DECORAÇÃO: VALORIZE A CRISTALEIRA




Já expressei a minha paixão por cristaleiras (consequentemente, vidros e cristais também) aqui no blog em dois posts, ressaltando todo o charme de uma cristaleira e falando sobre a tendência das cristaleiras douradas.


Eu amo, adoro e tenho a minha, como vocês podem conferir nessa foto abaixo. Não é um móvel antigo, mas é um móvel desse estilo, que comprei na Sierra, uma loja que adoro e que possui vários móveis com essa carinha retrô.

Entre um aparador ultramoderno ou um buffet pesado com espelho (que, aliás, ficaria ótimo nesse espaço) eu optei pela cristaleira, para acondicionar todas as peças novas e antigas que fui amealhando ao longo dos anos.



A razão desse post é dividir com vocês algumas dicas para valorizar esse móvel tão bonito. O assunto parece simples, afinal, basta colocar tudo lá dentro e pronto. Certo? Errado!

Todo móvel que conta com portas de vidro transparentes, com espelho ou não, precisa ter o seu interior cuidadosamente pensado e os objetos organizados de forma harmoniosa. A arrumação sempre valoriza o conjunto.  



1a. Dica - Onde usar uma cristaleira


Uma cristaleira geralmente é um móvel único, por portas em vidro transparente, prateleiras de madeira ou vidro, com o interior revestido de espelhos ou não. Antigamente, ficava na sala de jantar.


Hoje em dia, esse conceito foi ampliado e também são denominados cristaleiras os módulos de móveis planejados com portas em vidro, além de várias adaptações de armários e livreiros antigos e estes móveis passeiam pela casa sem constrangimento.
  • No caso da cozinha, antes de incluir portas de vidro transparentes, pense no que esses módulos abrigarão. 
  • Para guardar mantimentos e as peças mais pesadas como panelas, formas e travessas em metal, enfim, peças do dia-a-dia - mais úteis do que bonitas - opte por portas com vidro fosco, jateado, colorido ou outro padrão que mantenha o interior pouco visível.


2a. Dica - O que guardar na cristaleira
  • Portas com vidro existem para expor o interior do móvel. Por esta razão, estes objetos devem ser proporcionar um bonito efeito visual. As embalagens de mantimentos, eletroportáteis, panelas, talheres e outros dificilmente produzirão um bonito efeito visual.
  • Exponha objetos como porcelanas finas, copos e taças de vidro fino ou em cristal, peças de cristal variadas, miniaturas de cristais e objetos pequenos e preciosos, como pequenas esculturas em porcelana. 
  • Móveis com espelho pedem cuidado na escolha dos objetos. Opte por peças que sejam refletidas de forma bonita e não bloqueiem a visão do espelho. Nesse quesito, os vidros e cristais ficam mais bonitos. As porcelanas, geralmente peças grandes e volumosas, "escondem" os espelhos.
  • Não descarte criar composições interessantes com objetos diferentes, como vasos, esculturas, peças de arte... Use a criatividade.





3a. Dica - Como organizar o interior


Não existe uma regra rígida, vale muito mais o seu senso de harmonia e organização. Porém, algumas coisas, comprovadamente, dão melhor resultado que outras: 

  • manter as peças de um mesmo conjunto todas próximas; 
  • copos e taças mais altos ao fundo e mais baixos a frente; 
  • usar bandejas (mini) acomodar os copos e taças muito pequenos; 
  • posicionar as peças maiores e mais pesadas nas prateleiras inferiores e as menores e mais delicadas nas mais altas; 
  • onde houver espelho atrás, dos lados ou embaixo, usar objetos de vidro e cristal somente.
  • e, por fim, agrupar objetos semelhantes.

4a. Dica - Truques que sempre dão certo

  • Espelhos - revestir o interior de um móvel com espelhos valoriza muito a parte interna e copos, taças e garrafas de vidro e cristal, duplicando-os. Por isso, se você tem uma cristaleira e acha que ela está meio sem graça, experimente colocar um espelho ao fundo.
  • Luz - iluminar o interior sempre causa um bom resultado visual. Você pode optar por instalar um ponto elétrico, com um pequeno spot de lâmpada AR ou utilizar os práticos LEDs à bateria.
  • Transformar um antigo guarda-roupas, livreiro ou armário é fácil. Basta acrescentar vidro às portas, recortando a madeira e substituir as prateleiras mais robustas por modelos de menor espessura ou vidro. Esse móvel pode servir como cristaleira e ainda guardar todos os apetrechos de bar.
  • Não restrinja este móvel a apenas um ambiente da casa. No living, você pode substituir os copos e taças por uma coleção de vasos de Murano ou outros bem coloridos, reservar uma prateleira para funcionar como bar, com uma bandeja com bebidas e outros acessórios, acondicionar antiguidades, livros raros, coleções...


Confira o slide a seguir, com vários modelos e mais dicas.


Comentários

Recomendados para Você