sexta-feira, setembro 17, 2010

DECORAÇÃO: COMO ESCOLHER ADEGA PARA VINHOS



Opções para todos os gostos e bolsos, as adegas climatizadas invadiram as lojas e os preços tornaram-se populares.

Por conta disso, adquirir uma cave se tornou um ato corriqueiro.

Muitas pessoas, contudo, ainda não sabem usar direito o aparelho (por não conhecer direito os detalhes de um bom vinho) e compram apenas porque "é chique ter".

Um bom enólogo tem estudo, conhecimento e experiência. E não se iluda: requer anos se tornar um.

Mas com algumas dicas básicas, dá para você desfrutar melhor da sua cave:

Para começar é bom distinguir um vinho de guarda, ou seja, aquele que você guardará antes de degustar e que "quanto mais velho melhor". 

Infelizmente, a grande maioria dos vinhos existentes no mercado não são apropriados para guarda e são feitos para serem consumidos exatamente agora.

Por isso, fique atento às características do vinho. Um Beajoulais Noveau, por exemplo, deve ser consumido no máximo em seis meses. Há variações, alguns vinhos devem ser consumidos em dias ou, no máximo semanas, esse é o prazo em que ele permanecerá na sua cave. Caso contrário, você estará armazenando vinagre.



Uma boa adega tem temperatura precisa e regulável, porque nem todos os vinhos devem ser armazenados à mesma temperatura. Um espumante, por exemplo, requer temperaturas mais baixas, enquanto que alguns tintos podem ser armazenados à temperaturas mais elevadas.

Portanto, escolha muito bem o vinho que você armazenará e regule a temperatura adequada (percebeu que não adianta colocar um de cada, se a sua adega não tiver controle independente das prateleiras, né?).

Imagem: Casa


Escolher o lugar da cave é muito importante. Fontes de luz e calor por perto são a "morte" para seu vinho. Uma adega climatizada de frente para uma janela ensolarada ou na varanda, só se for elemento decorativo, certo?

Para adegas com porta de vidro, o ideal é que esse vidro seja escuro e com proteção UV.

Adegas com prateleiras reguláveis e controles independentes de temperatura facilitam o manuseio das garrafas. É também fundamental que as prateleiras possam acomodar garrafas de diferentes tamanhos.

Alarme de porta aberta é indispensável para garantir a constância da temperatura.

É claro que existem muitas particularidades no armazenamento do vinho e que interferem no seu sabor. Por isso, recomendo um estudo sobre cada tipo de vinho que você pretende armazenar, antes de colocá-lo na sua adega.






Comentários

Recomendados para Você