quinta-feira, setembro 30, 2010

DECORAÇÃO E PAISAGISMO: SAMAMBAIA



Depois do post anterior, sobre a samambaia, alguns leitores do blog me escreveram e perguntaram qual seria uma forma mais atual de incluir a planta na decoração.

Muitas pessoas adoram a planta, mas não conseguem pensar em outras opções exceto os suportes e ganchos 70's (lembram???).

Para começar, eu penso que uma das propostas mais atuais para incluir a samambaia na decoração são os quadros vivos ou jardins verticais.

E você mesmo pode criar seu painel: use as placas com vasos em meia lua feitos de fibra e disponha-os cobrindo uma parede ou um trecho dela.

A samambaia se encarregará de "esconder" a estrutura de vasos, resultando em uma parede verde belíssima. Avencas também podem compor painéis muito bonitos. (imagem de Plants on Walls)




  • Se você está contruindo, que tal criar uma área reservada às samambaias?


  • Os elementos vazados, chamados de "muro ecológico" possibilitam o plantio de espécies e ajudam a criar um bonito paisagismo mesmo em espaços menores. Excelente ideia para você usar no muro lateral da casa, na parede de fundo da piscina, ao lado da churrasqueira, naquela parede do jardim de inverno ou atrás da fonte e nos muros que cercam o seu terreno. 



(Imagem do Blog Decor Arte)
  • Como elemento decorativo, você pode criar as mais variadas composições para as folhas de samambaia, como um arranjo de mesa...




  • Emoldurar as folhas em quadros para usar pela casa toda. (imagem de Decor Rustic)




  • O vaso certo muda tudo. Para "acabar" com aquela imagem antiga associada às samambaias, escolha vasos bem bonitos, como os novos modelos em aço inox, vidro e porcelana, ou outros com apelo rústico feitos com troncos, vime, junco, madeira e outros materiais naturais. (imagem de Unique Country Design)


(Imagem de Rugzoom)

  • Você pode usar a samambaia em toda a casa. Para criar arranjos mais modernos, evite usá-la pendurada em ganchos.


  • Opte por expor a sua samambaia na extremidade lateral de aparadores, em mesas de centro e laterais acompanhadas de vasos e cachepôs bem vistosos e até mesmo como centro de mesa, em arranjos altos e modernos.



Comentários

Recomendados para Você