terça-feira, outubro 26, 2010

ARQUITETURA: DICAS PARA TORNAR A CASA MAIS ECOLÓGICA




Terça-feira, oito horas da manhã. Estou revoltada por ter avistado da minha janela um motorista mal educado jogando lixo pela janela do carro.

Refletindo, percebemos que viver em um mundo melhor depende muito mais de pequenos atos nossos do que dos políticos e governos. São os pequenos atos do dia-a-dia, as pequenas escolhas, as decisões que acreditamos sem importância o fator que mudará decisivamente o mundo. Que tal começar?

Ah, antes de falar sobre a casa: não jogar lixo pela janela do carro é uma coisa bem fácil de se fazer. Basta um saquinho e existem modelinhos bem charmosinhos para você colocar no câmbio.

Em casa, também não é complicado. Basta vontade.

O Brasil é um país tropical, mas como muitos leitores do blog estão em terras mais frias (como a lindinha Patrícia, do blog Maison du Chocolat, que nos lê da Bélgica), vale a pena checar a revisão do isolamento da casa.

Verifique se as portas e janelas estão bem vedadas. Se for o caso, você pode utilizar janelas com vidro duplo e complementar a vedação com fitas específicas para este fim. A temperatura agradável para o inverno é de 20°. Cada grau aumentado no seu aparelho aumenta seu consumo energético em 8%.


Antes de construir, convém estudar a disposição dos cômodos. Situar os quartos, a cozinha e a lavanderia na direção do nascer do sol tem muitos benefícios. Os ambientes se manterão aquecidos naturalmente, evitando o uso de aquecedores, sistemas de ar condicionado e secadora de roupas.

Bem iluminados, os ambientes não precisarão de horas e horas com a luz acesa.

Os materiais de revestimento da casa também são importantes. Opte por materiais mais naturais, como a pedra, a madeira e a cerâmica, ao invés do concreto armado e do cimento.

Geladeira e fogão novos, sim! Atualmente, os eletrodomésticos são projetados para o menor consumo de energia elétrica. Ao comprar, sempre verifique as informações da etiqueta e opte pelo de menor consumo energético.

Opte por lâmpadas de baixo consumo, como as fluorescentes compactas, que podem consumir até 80% menos energia. E se você é fã da iluminação por LEDs, saiba que além de bonitas, consomem 20 vezes menos que uma luz incadescente e podem durar por até seis anos.

O banheiro pode ser o vilão da casa segundo o feng shui, mas na hora de economizar, o danadinho dispõe de muitos recursos.

Você pode, por exemplo, optar por uma torneira com 1/4 de volta (aquela que você não fica rodando, rodando, até fechar). Este tipo de dispositivo pode reduzir o consumo de água em até 50%.

O sistema de acionamento duplo da privada (3 e 6 litros) economiza a água que desce pelo ralo. Alguns modelos mais antigos com caixa acoplada aceitam a substituição por este dispositivo.

Os arejadores (dispositivo que vai na torneira e direciona o fluxo da água) aumentam a sensação de um jato de água mais potente, independentemente do seu fluxo. Estima-se que esse dispositivo gere uma economia de até 70% no consumo de água.

Depois volto com mais dicas para a sua casa ecológica.

(Imagem de Stock Images/ Fonte de Pesquisa: Revista El Mueble)

Comentários

Recomendados para Você