sexta-feira, outubro 08, 2010

DECORAÇÃO: COLOCAR E ASSENTAR PISO SOBRE PISO





Trocar o piso modifica totalmente um ambiente. Aliás, modifica não só o visual, mas até as sensações das pessoas que o utilizam.

Substituir um piso escuro que "diminui" o ambiente por outro mais claro, que traz sensação de amplitude, trocar a frieza de um revestimento cerâmico pela sensação de acolhimento da madeira, um prático laminado no lugar do piso velho e desgastado...

As possibilidades são muitas e você pode renovar a casa sem preocupar-se com o quebra-quebra, caçambas para o entulho e longos prazos de obra.
E nem precisa pensar apenas em colocar um piso cerâmico sobre outro, há várias opções no mercado, em pisos que podem ser instalados sobre outros pisos.
Confira a seguir as dicas e ideias para renovar o seu ambiente com rapidez:


Planejando

Antes de optar pelo tipo de revestimento, é fundamental fazer um estudo do ambiente.

As áreas secas, tais como salas e quartos, normalmente possuem o piso elevado em relação às áreas molhadas (banheiros, cozinhas, lavanderias e etc.), para evitar que na lavagem de um banheiro a água invada o quarto, por exemplo.

Assentar um novo piso sobre o antigo aumentará um pouco mais essa diferença, pois à altura do piso existente você acrescentará a altura do novo revestimento e do tipo de assentamento que requer.

As pedras, como granito e mármore, por exemplo, têm, em geral, a espessura de 1 cm ou mais. Considerando a argamassa necessária para o assentamento, provavelmente você aumentará a diferença entre os ambientes de 2 a 3 cm.

Parece pouco, mas no caso de uma cozinha, por exemplo, você poderia eliminar a diferença de nível existente, dificultando, por exemplo, o processo de limpeza e lavagem, já que a água poderia escoar para o outro ambiente sem barreiras.

Por isso, estude bem o ambiente e o tipo de revestimento, verificando detalhes como a espessura do piso e do assentamento, para prevenir problemas futuros.

Confira também as exigências de contrapiso para o produto escolhido, a fimd e avaliar se são compatíveis com o piso já instalado. Siga as recomendações sobre os produtos auxiliares necessários, nivelamento e outras importantes.


Escolhendo

Existem vários tipos de pisos que podem ser assentados sobre pisos já existentes.

  • Cerâmicos - incluem as lajotas, grés e porcelanatos. Você pode assentar o novo piso sobre cerâmica, granilite e epóxi. É essencial usar argamassa colante e rejuntes específicos para este tipo de aplicação (piso sobre piso) e também adequados às àreas internas ou externas, conforme o caso. Mão-de-obra especializada é fundamental para o bom resultado. Após 3 horas de secagem, o ambiente poderá ser utilizado.


  • Pisos Laminados - Com instalação prática, rápida e limpa, podem ser instalados sobre pisos de cimento, cerâmica, tacos, chapas metálicas, compensados e outros. Há uma enorme variedade de cores, padrões e fabricantes no mercado, o que ajuda a reduzir o custo. Logo após a instalação, o ambiente é liberado para uso.

  • Pisos Vinílicos - Em placa ou em manta, requer contrapiso regularizado e nivelado, sem desníveis e sem juntas maiores do que 3 mm. Pode ser instalado sobre marmorite, granilite, cimentado, pedras naturais como mármores e granitos, pisos de alta resistência e outros. Novos padrões e cores modernizaram o produto e há opções para vários ambientes comerciais e residenciais. Após 2 horas da secagem do impermeabilizante, o tráfego pode ser liberado.



Carpetes Têxteis - Ideais para áreas secas, aquecem e conferem aconchego ao ambiente. É um produto que se modernizou muito com o passar do tempo, possuindo grande variedade para ambientes residenciais e comerciais. Por ser aplicado com cola, pode ser sobreposto à maioria dos pisos, bastando que estes estejam nivelados e limpos. Terminada a instalação, está liberado.



Pisos em Epóxi ou Resinados - São resistentes, possuem enorme variedade de cores/padrões e permitem a criação de desenho ou arte sobre o piso. Podem ser aplicados em ambientes residenciais e comerciais, sobre qualquer contrapiso. A liberação é feita de acordo com o tipo/projeto executado.

Não deixe de ver também estas dicas para renovar o rejunte antigo e aproveite para esclarecer as principais dúvidas sobre rodapés.


Comentários

Recomendados para Você