domingo, outubro 24, 2010

DECORAÇÃO: COMPENSA PINTAR AZULEJOS





Sempre recebo essa pergunta nos e-mails e, para ser sincera, fujo um pouco de respondê-la. Algumas pessoas acham ótimo, outras não.

Eu indico como uma solução paliativa, para quem não pode trocar ou retirar o revestimento e para os casos em que não há muito contato da água com o revestimento (cozinha, lavabo, ambientes comerciais, etc.). Para um banheiro de uso diário, não recomendo, pois, certamente, a pintura descascará.

O fato é que a indústria de tintas aprimora a qualidade de seus produtos diariamente. Assim, o resultado, hoje, é melhor do que há 10 anos atrás.

Por isso, preparei este post-guia (pretensiosa, né??) para auxiliar na tarefa de renovar os azulejos com pintura. Confira:


Que produto usar?
Para pintar azulejos, você deve procurar por Esmalte Epóxi, que é um esmalte catalisável, que tem grande aderência, resistência (inclusive à abrasão) e é muito durável. Está disponível em várias marcas, mas evite aquelas desconhecidas, produtos importados sem certificação e/ou de procedência duvidosa.

Produtos Auxiliares que Garantem Bom Resultado
Não pense que é só passar o Esmalte Epóxi sobre o azulejo e pronto.

Os fabricantes dispõem de produtos auxiliares ao esmalte epóxi, fundos especiais: catalisador, nivelador, selador e anti-corrosivo, que são essenciais para garantir o bom resultado do esmalte epóxi. Alguns são aplicados antes da tinta e outros devem ser diluídos juntamente com ela.

Cada caso demanda um produto específico e há também um fundo branco que tem a finalidade de facilitar a cobertura nos casos em que a base é mais escura do que a cor escolhida. Isso porque o excesso de demãos não é recomendável para esta tinta de espessura mais grossa que as demais.

Use todos os produtos conforme a indicação do fabricante e adquira-os do mesmo fabricante/linha. O epóxi e o fundo correto resultarão em uma reação química essencial para ocorrer a aderência da pintura à superfície.

Como aplicar?
Os esmaltes epóxi podem ser aplicados com pincel, rolo de lã para epóxi e pistola.


Dicas úteis:

  1. Preparar apenas a quantidade a ser utilizada, pois a adição do catalisador cria uma reação química irreversível. A mistura, geralmente, deve ser utilizada no máximo em seis horas.
  2. Respeitar minuciosamente as indicações do fabricante.
  3. Manter o ambiente bem arejado, pois o odor é forte e pode incomodar até mesmo os vizinhos.
  4. Antes da aplicação de qualquer produto, a superfície deve estar limpa e livre de quaisquer produtos ou gordura.
  5. Você pode optar por pintar cada peça isoladamente e criar um rejunte diferenciado (como na foto) ou pintar toda a extensão da parede com revestimento e rejuntes da mesma cor. Nesse caso, as cores claras como o branco, criam um efeito mais bonito.
  6. A tinta não fará desaparecer relevos, texturas e outros detalhes do revestimento, apenas tornará a cor homogênea.
  7. O acabamento da tinta epóxi geralmente é brilhante.
  8. Após a pintura, é fundamental seguir as instruções de limpeza e evitar o uso de produtos abrasivos e alvejantes.
(imagens por Apartment Therapy)

Comentários

Recomendados para Você