sexta-feira, outubro 01, 2010

Piso - O que é PEI?



Uma dúvida comum na hora de escolher os revestimentos é se estamos escolhendo o revestimento certo, se o piso riscará com facilidade, se é antiderrapante...

Muitas vezes os vendedores também não entendem bem sobre estes coeficientes e saímos da loja com um piso totalmente inadequado para o uso.

Claro que não conseguirei explicar tintim-por-tintim todas as características de um piso cerâmico ou porcelanato, mas inaugurarei hoje uma série de posts que, tenho certeza, ajudará os leitores na escolha do piso adequado.

Para começar, vamos falar do PEI:

O PEI indica a resistência do piso à abrasão. Esse coeficiente é obtido a partir de testes feitos em laboratórios e as nomenclaturas devem ser seguidas por todos os fabricantes.

Geralmente, o PEI aconselhável para piso de uma residência fica entre o 3 e o 4 (média alta e alta). É sempre bom lembrar que cada caso é único e você pode optar por colocar um PEI 5, por exemplo, em um salão, garagem ou ambiente de maior uso, para que o piso dure mais.

Um erro comum: as pessoas muitas vezes optam por colocar o piso preto combinado ao branco em cozinhas, por exemplo. Aí vai uma dica: no caso dos pisos escuros, observe atentamente  (ainda mais) o PEI, pois normalmente é mais baixo (muitas vezes PEI 2) e inadequado para esse ambiente.

O ideal para a cozinha é que o PEI seja 3 ou 4 (resistência média à alta), para resistir bem ao dia-a-dia, caso contrário, rapidamente o piso ficará desgastado nas áreas mais críticas (em frente à bancada da pia/fogão e circulação).

Comentários

Recomendados para Você