terça-feira, novembro 30, 2010

DECORAÇÃO DE BANHEIRO: TINTA E PAPEL



(Banheiro de Leslie Klotz com pintura)

Uma das perguntas mais frequentes que recebo por e-mail é sobre a possibilidade de NÃO utilizar revestimentos cerâmicos no banheiro e substituí-los por pintura ou papel de parede.

O revestimento cerâmico ainda é uma das melhores alternativas para áreas molhadas, porque reúne grande variedade em cores, padrões e acabamentos e preços para todos os bolsos. Mas não é a única.

Com as novas opções em tintas imobiliárias e o avanço tecnológico na confecção de papéis de parede, estes dois revestimentos passaram a ser vistos frequentemente nos banheiros e lavabos.

Mas, atenção: ambos têm requisitos específicos e para utilizá-los de forma a garantir a sua durabilidade, é necessário observar alguns cuidados:


Papel de Parede

Papel e água em geral é uma combinação perigosa. Em se tratando de banheiros, essa afirmação não muda muito.

Mas saiba que é possível utilizar os papéis vinílicos ou laváveis em banheiros e lavabos, pois são mais resistentes e aceitam bem a limpeza com esponja úmida e sabão neutro.

Entretanto, no box, o papel de parede pode descolar e se desgastar rapidamente, por conta do contato frequente com água, produtos cosméticos e produtos para limpeza. Para essa área, existem várias opções de acabamento, como as pedras naturais, silestone, marmoglass e pastilhas de vidro, mais resistentes à umidade e, portanto, com melhor desempenho.

Na área da bancada/pia e espaços do banheiro sem contato direto com a água, o papel de parede pode ser usado sem problemas, sempre com o cuidado de evitar o uso de produtos químicos e cosméticos, que podem danificá-lo.

É fundamental também, no caso de banheiros, que estes sejam bem arejados, a fim de prevenir a formação de fungo e bolor no papel de parede, que, geralmente, tem texturas variadas e relevos.

Os lavabos, devido à ausência de umidade e contato das paredes com a água, podem receber sem problemas os papéis de parede limpáveis e vinilizados, menos resistentes que os vinílicos.


Pintura

As tintas imobiliárias evoluíram muito e, por isso, atualmente há opções para todas as superfícies.

No caso dos banheiros, a melhor opção é procurar por tintas que contenham agentes antimofo, fungicidas e boa resistência à umidade (infiltrações) e boa lavabilidade.

É bom lembrar que há produtos específicos para paredes e para tetos, sendo que as tintas para estes últimos geralmente apresentam menor respingamento, ajudando a preservar a área ao redor.

Ainda assim, no box do banheiro, por ser uma área que demanda maior frequência de limpeza e estar exposta ao uso de produtos, a tinta pode não ter uma boa resistência. Uma alternativa, nesses casos, é combinar a pintura a outros tipos de revestimentos, que nem precisam ser usados em toda a altura da parede.

A seguir, uma seleção de fotos de banheiros e lavabos com papel de parede e pintura.




Imagens: House Beautiful UK


Comentários

Recomendados para Você