segunda-feira, novembro 15, 2010

DECORAÇÃO: SHOGATSU, O ANO NOVO JAPONÊS



O ano novo é a celebração mais comemorada no Japão e se reveste de um significado religioso, em que as orações são pela boa sorte e proteção no ano vindouro.

Atualmente, a religão que tem mais adeptos no Japão é o budismo. A liberdade de religião é um direito amparado pela Constituição do País, garantindo a todos os japoneses o direito de expressar a sua fé livremente.

Por este motivo, embora a religião no País esteja fortemente centrada na religião nativa Xintoísmo, existem também cristãos e muçulmanos.

Shogatsu é a celebração do dia em que nasce o ano novo. Usualmente, encontramos referências que designe todo o mês de Janeiro. Contudo, segundo a Sociedade Brasileira de Bugei, o mais comum é que designe os três primeiros dias de janeiro.

Confira abaixo, alguns itens desta bonita celebração:


A festa pode começar com o envio do Neganjo. Um cartão tradicional enviado na data para amigos e parentes, com expressões auspiciosas e votos de um bom ano. Eles contém números de loteria, cuja premiação, geralmente, é a maior do ano. Nessa época, o Correio Japonês monta uma operação especial para a entrega dos cartões Neganjo.

Mas é um mês antes que tem início um ato simbólico, a limpeza especial das casas. Nessa época, os japoneses costuma trocar os tatamis, os revestimentos das divisórias e portas e desfazer-se das coisas velhas e sem uso. A limpeza, então, é como uma purificação.

No dia 31 de dezembro, todos os templos brindam o novo ano com 108 badaladas de sinos, as quais simbolizam os 108 pecados do homem segundo o Budismo.

As refeições de Ano Novo também têm um significado especial. Elas são preparadas antecipadamente e devem durar os três dias do Shogatsu, incluem o arroz, macarrão, sopas e saquê doce.

Como em tudo na tradição japonesa, a apresentação e o visual de todos os itens do Ano Novo são belíssimos e trazem o branco e o vermelho com tonalidades dominantes.

Destaque especial para o Heisoku, uma dobradura sem corte feita em papel branco pelo chefe da família ou, na falta deste, pelo primogênito. Este enfeite simboliza a boa sorte e a proteção das casas contra o Mal.


(Imagem: madeinjapan.uol.com.br)
Fontes: madeinjapan.uol.br/bugei.com.br

Comentários

Recomendados para Você