segunda-feira, dezembro 06, 2010

Natal com Eggnog






Quantas vezes você se perguntou qual o gostinho ou mesmo do que é feita a bebida que os americanos apreciam no Natal - eggnog?

A bebida é saborosa mesmo: o açúcar, o rum e a noz moscada se encarregam de torná-la irresistível. No frio do hemisfério norte, é uma ótima alternativa para aquecer a alma e o corpo.

Porém, o nosso calor tropical não é motivo para você dispensar uma xícara de eggnog. Basta serví-lo frio, acompanhado de chantilly. O drink espesso e saboroso tem tudo para agradar no nosso Natal tropical também.

Gostou da ideia? Então, mãos à obra, pois os ingredientes são bem fáceis e provavelmente você os tem em casa.

Ingredientes:

- 3 gemas
- 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 3 colheres de sopa de rum ou brandy
- 2 xícaras de leite morno
- 3 colheres de açúcar
- uma pitada de sal
- noz moscada a gosto
- para enfeitar, você pode usar um pau de canela

Modo de Preparo

Escolha um recipiente que possa ser utilizado em banho-maria, pois é dessa forma que se prepara o eggnog.

Bata o açúcar e as gemas até formar um creme bem fofinho e uniforme.

Após isso, acrescente a pitada de sal e as duas xícaras de leite morno. Leve os ingredientes ao banho-maria. Atenção: não pare de mexer, pois os ingredientes deverão engrossar levemente (não é consistência de pudim!).

Retire do banho-maria e acrescente o rum ou brandy enquanto a bebida estiver quente, incorporando-o delicadamente ao restante. Se quiser servir frio ou gelado, nessa etapa você leva a mistura à geladeira.

Em outra vasilha, bata o creme de leite fresco até formar o chantilly que será usado para decorar o eggnog (o chantilly pronto também pode ser usado, se você preferir).

Enfeite com paus de canela. Se optar por servir a bebida fria ou gelada, dê preferência a uma taça de vidro transparente, mais alta e mais fina.

Acrescente noz moscada a gosto imediatamente antes do consumo (se for ralada na hora, melhor ainda!)


(imagem de Accidental Trainer)

Comentários

Recomendados para Você