terça-feira, janeiro 25, 2011

Parabéns para Você!





Eu não poderia deixar de postar algo sobre o aniversário de São Paulo.

Nenhuma outra cidade do Brasil consegue ser mais amada e mais odiada ao mesmo tempo. São Paulo que tem uma vida cultural agitada, os melhores restaurantes, as melhores lojas, as melhores ruas de compras... e que também padece dos piores problemas de toda grande metrópole.

Eu amo São Paulo! Como todo paulistano, odeio todos os problemas que a metrópole tem. Mas amo coisas que só SP tem: como a enorme variedade de... TUDO, as ruas segmentadas (noivas, som, iluminação, móveis, sapatos, etc.), os montes de passeios culturais grátis, os parques, os shoppings, as lojas de decoração, as galerias, os museus (temos museu de tudo!!!)...

Aqui tudo é mega: avenidas, shoppings, viadutos, estradas, congestionamento... Infelizmente, temos o mega bom e o mega mau, também. Se, por um lado, sobram a pobreza e outros problemas, por outro, existem milhares de pessoas que despejam a solidariedade e a ajuda, ultrapassando qualquer fronteira.

Só quem é paulistano sabe o que é passar 2 horas no trânsito em uma rota de 3 km, desviar de 5 pontos de alagamento no mesmo dia, táticas para evitar assalto, enfrentar filas grandes para tudo, ser amigo do flanelinha e conviver na boa com os motoboys. Só quem é paulistano sabe o que é passar por tudo isso (e muito mais!) 365 dias por ano, continuando a pensar que não tem outro lugar no mundo exceto esse.

Ninguém, exceto um paulistano, sabe mensurar o que é São Paulo: ou despreza demais ou superestima demais. Ou acham que é glamour puro, ou temem o perigo extremo.

Caipiras da cidade, não sabemos o que fazer sem uma farmácia ou mercado 24 horas e em uma rua sem outros carros, titubeamos em lugares sem fila e nos horrorizamos diante do sossego de quem não compartilha nosso stress diário. Aliás, sossego demais nos deixa doentes...

Vacas, galinhas e porcos assustam nossas crianças (não tem esses animais no zoológico!). Mas certamente elas não tem medo de multidões e escada rolante.

Quando crescerem, poderão temer ratos e aranhas, mas, garanto: coloque uma no meio da cidade mais distante do mundo, sem falar a língua e ela saberá rapidinho chegar onde precisa.

Viva a selva São Paulo, com muitos perigos, mas também muitos oásis para nos revigorar.

Parabéns São Paulo, 457 anos e ainda uma jovenzinha sapeca, nos pregando peças!


Para sintetizar bem o espírito de São Paulo, eu escolhi fotos de três locais, que simbolizam: passado, tecnologia e cultura, dispostos quase em um triângulo, bem próximos.

Os três vizinhos são os prédios da Pinacoteca do Estado, da FATEC - Faculdade de Tecnologia e do Museu de Arte Sacra. Localizados na mesma região e quase vizinhos, são construções muito bonitas e que merecem a visita de qualquer paulistano. 
















Comentários

Recomendados para Você