quarta-feira, fevereiro 09, 2011

OS VÁRIOS TIPOS DE COLA - PARTE II



(imagem: istock)

Vamos continuar falando de cola!

Outra dúvida que percebo ser bem comum é quanto à cola branca. Afinal, para que serve a cola branca?

Para começar, o termo cola branca acabou por designar todo o tipo de cola de consistência pastosa, na cor branca, mas existem, sim diferença nos tipos de cola branca.

Existe a cola branca escolar, aquela vendida em tubinhos e que serve para trabalhos escolares, ou seja, a junção de papéis e cartolinas em geral. Geralmente, é atóxica e lavável.

Muitas vezes, as pessoas indicam a utilização de "cola branca do rótulo azul". Na verdade estão falando da cola Extra. Isso porque a cola branca extra (de qualquer marca, a mais conhecida é a Cascorez) imprime maior resistência ao trabalho de colagem, sendo ideal para trabalhos duráveis, artesanato, criação de maquetes, técnicas de biscuit, etc. A cola escolar e a extra são produtos diferentes, é bom deixar claro.

Existe ainda a cola branca adesivo pva para madeira, que serve para colagem de... madeira. A diferença da cola extra é que essa pode ser usada na colagem de madeira de média e alta densidade, laminados plásticos, cartuchos e outros materiais porosos.

As diferenças entre os tipos de colas brancas se deve aos componentes químicos empregados na fórmula do produto, tornando-as adequadas a cada tipo de trabalho.

É sempre bom verificar o rótulo do produto atentamente e as indicações do fabricante antes de usar.

Descolando desse tipo de cola, vamos falar da cola isopor. Em algumas versões, você encontrará essa cola descrita como cola isopor e eva. Como os dois materiais são porosos e dificil adesão, essa cola facilita muito o trabalho. Se apresenta nas versões: solúvel em água e solúvel em álcool (verifique sempre o rótulo).

A importância de usar este tipo de cola especificamente no isopor e no eva é que algumas formulações (como a cola de contato, por exemplo) podem danificar o material.

Não vou me estender muito porque esse post da Silvia Zampar, do blog Tudibão demonstra muito bem a versatilidade da cola isopor. Não deixe de ler.

Por hoje, é só. Mas esse assunto ainda está colado por aqui, vamos falar de alguns tipos de colas usados na construção civil e que servem para obras e reformas em geral.

Se você está chegando agora, não deixe de ler a primeira parte desse post sobre a cola quente e de contato

Comentários

Recomendados para Você