quinta-feira, março 31, 2011

COISAS QUE AJUDAM A ECONOMIZAR ÁGUA



Para começar, não custa relembrar a importância de economizar água, já que as reservas de água doce são poucas. Peguei emprestados esses gráficos da Fabrimar que mostram o quanto de água existe no Brasil e em quais locais da casa há o maior consumo.


Bem, ninguém deve parar de tomar banho, ok? Mas se reduzirmos qualquer percentual no consumo de água do banho e das outras atividades, ajuda - e muito!!

E é aí que entram alguns produtos muito interessantes, com dispositivos que auxiliam nessa economia de água tão necessária.

Recebo muitos e-mails perguntando se vale a pena investir em uma torneira que custa 300, 400, 500 reais só porque tem sensores e dispositivos que ajudam a economizar água. Resposta: SIM!!!!!

Vale muito a pena, mesmo que o preço seja o dobro, o triplo ou o quádruplo das outras torneiras. Muitas vezes, essas torneiras geram uma economia de 70% no consumo - e no valor da conta. Em pouco tempo, a economia compensa o custo.

Se em casa já ajuda, para quem tem um estabelecimento comercial ou indústria com muitos funcionários, clientes e uso mais intenso, é imprescindível. Evitando o acionamento direto (abrir e fechar), evita-se o desgaste da torneira, dos mecanismos e peças internas, aumentando a sua durabilidade.

As vedetes das feiras Feicon e Exporevestir foram os temporizadores e sensores que diminuem o consumo em até 70%. Também deram um show os dispositivos antivandalismo, que evitam o acionamento repetitivo das torneiras.

Você encontra produtos economizadores de água de vários fabricantes. A boa novidade é que não se restringem apenas aos banheiros. Também as cozinhas pode contar com torneiras economizadoras, seja com sensores, temporizadores, antivandalismo ou sensíveis ao toque.

Confira os produtos da Fabrimar, Japi, Deca e Docol (explico: coloquei o link porque são muitos produtos e as explicações dos fabricantes são melhores do que qualquer resumo que eu poderia fazer no blog.)

Mas, se você não está instalando uma torneira nova ou não pode, neste momento, adquirir um modelo mais caro, pense na possibilidade de:


(imagem: Draco Eletrônica)


- Instalar arejadores nas torneiras: Você compra estas peças em casas de materiais de construção e/ou hidráulica. Há vários modelos, com preços que partem de R$ 3,00. Essas pequeninas peças, instaladas na saída da água da torneira tem a função de misturar ar à água e dão uma sensação de maior volume de água.

Este dispositivo tira partido da pressão da água, podendo gerar uma economia de 25% a 50% no consumo. E não precisa de encanador, como muita gente pensa. Basta rosquear a peça no "bico" da torneira (coloquei assim porque fica mais fácil de entender, mas apenas ave tem bico, ok?).

Quando menciono os arejadores, as pessoas sempre me perguntam: é aquele chuveirinho japonês? Resposta: Não, são essas peças da foto acima.

Mas o chuveirinho japonês, comumente encontrado em lojas de bugigangas também se propõe a aumentar o volume de água, economizando-a. De fato, ele dá a sensação de sair mais água da torneira, tem uma área enorme de escoamento e isso pode ajudar a lavar a louça mais rápido, reduzindo o consumo. Se tiver à mão, vale a pena, sim, usar.


Torneira com 1/4 de volta - Não precisa virar, virar, virar até fechar, sem saber se é o lado certo ou não. Ela tira partido do movimento natural do pulso para a direita e para a esquerda.


E que atire a primeira pedra nesse post quem nunca ouviu falar de trocar o courinho da torneira. Pois é, isso existe, sim, e  aqui no Cores da Casa, não há vergonha de admitir que já morei em casa antiga e troquei courinho de torneira do tanque.

Torneira pingando desperdiça água e o barulho é horrível. Trocar o courinho é fácil, simples e não requer prática ou habilidade. Basta seguir as dicas desse vídeo ótimo do Prof. Valdão:



Depois, volto com dispositivos economizadores para chuveiros e vasos sanitários.


Comentários

Recomendados para Você