terça-feira, março 22, 2011

DECORAÇÃO: 5 DICAS PARA ENTRAR NO ESTILO TOSCANO



(imagem: Landscape Design Advisor)

A Toscana é uma região linda, que ganhou destaque por aqui com o personagem do Toni Ramos na novela Passione (que eu não assisti, aliás, detesto novela).

Há filmes lindos com histórias contadas na Toscana que exploram bem as paisagens e as construções típicas da região (recomendo Under the Tucan Sun, com a Diane Lane, com locações maravilhosas).

Por aqui, por conta da massificação do clean e do contemporâneo, as pessoas acabam torcendo um pouco o nariz para o estilo da Toscana (engraçado, essa expressão é tão pouco usada aqui no Brasil). Timidamente, algumas residências na Toscana foram mostradas em revistas, mas em estilo mesmo pouco se falou.

Uma tremenda injustiça, pois é um estilo que transmite aconchego, calor e a certeza de que há uma história naquele ambiente.

Então, resolvi preparar este post, com cinco (só isso!) dicas que ajudam a colocar um ar da Toscana na decoração:

1- Cores: a paleta de cores que, na minha opinião, tem o ventinho da Toscana soprando, passa pelos tons de âmbar, terracota, vermelhos que lembram a tonalidade do óxido de ferro, damasco, laranja queimado... São tons que aquecem qualquer ambiente! Nada de cores vivas, sólidas e chapadas. Os tons são bem naturais, manchados e envelhecidos.

2- Textura: Pedra, madeira rústica, cerâmica, terra batida, cimento queimado... Tudo isso tem cara de Toscana, mais as técnicas de pintura como o estucco, faux, estêncil e outras que aparentem a ação do tempo. Unificar os acabamentos de parede e teto é uma caractertística forte deste estilo (cuidado com a altura do pé direito!).

3- História: Os objetos de decoração são muito importantes neste estilo. Não um grande número, mas poucas e boas peças, bem marcantes, como: espelhos com molduras artísticas, tapeçarias dispostas em varões de metal envelhecido, cerâmicas e louças decoradas.

4- Madeira Natural e Preservada: Laca, fórmica, vidro e outros acabamentos modernos definitivamente não entram no estilo toscano. A madeira é natural, com verniz discreto, que não esconda seus veios ou a sua tonalidade natural. A madeira de demolição não faz feio se usada neste estilo, mas o acabamento de ordem é o natural preservado.

5- Elementos Naturais: Em menhuma casa da Toscana você deixará de ver plantas e vasos de flores frescas. Este estilo tira partido dos elementos naturais, criando uma perfeita integração entre e o homem e o meio ambiente à sua volta.

Para melhor ilustrar, selecionei duas imagens que expressam bem o estilo:


(imagem: Sunset Magazine)


(imagem: Tuscany Room Decorating)


Comentários

Recomendados para Você