terça-feira, março 22, 2011

Mais Segurança no Banheiro - Barras



Segundo dados do SUS - Sistema Único de Saúde, a maioria dos casos que envolve lesões e traumas acontece dentro de casa. E 77% dos acidentes domésticos acontecem no banheiro.

Pisos sem antiderrapante, água, banheira, pequenos tapetes e outros fatores encontrados no banheiro são propícios para a ocorrência de acidentes.

No entanto, existem equipamentos e cuidados que podem evitar estes acidentes tão comuns.

Nesse post, falarei sobre as Barras de Apoio. São facilmente encontradas, inclusive em loja de materiais de construção e acabamento, e podem proporcionar apoio durante as atividades que realizamos no banheiro, prevenindo diversos tipos de quedas e lesões.

Engana-se quem pensa que as barras somente são úteis ao prover apoio para idosos e deficientes físicos. Embora muito úteis e até indispensáveis nesses casos, as barras de apoio podem auxiliar as pessoas em várias fases de sua vida, como por exemplo, no período de convalescença após uma cirurgia.

Na área do box, as barras evitariam, por exemplo, que a pessoa apoiada em um só pé para lavar o outro, caísse e escorregasse. Mulheres ainda tem o hábito da depilação sob o chuveiro e facilmente são vítimas de acidentes. São úteis também ao lado do vaso sanitário, auxiliando sentar/levantar. Alguns modelos:


(imagem: Catálogo da American Home Medical Equipment)

Atualmente, é grande a variedade de modelos, estilos, cores e acabamentos das barras de apoio. Por isso, a instalação de equipamentos de segurança dificilmente comprometerá a estética do seu ambiente.

Para que a barra realmente seja segura, é necessário, ainda certificar-se de que o peso de um adulto pode realmente ser suportado por ela.

Parece incrível dizer isso, mas, infelizmente, existem produtos sem certificação que são colocados no mercado indevidamente. O uso desses produtos é tão perigoso quanto um local sem as barras de apoio.

Além da verificação da boa procedência e qualidade das barras, é preciso estar atento às recomendações de instalação, usando os parafusos e buchas adequados ao produto e recomendados pelo fabricante.

Um estudo personalizado sobre as necessidades dos usuários do espaço  ajudará e orientará a definir a altura necessária para a instalação destes equipamentos de segurança.

Recentemente, vi um catálogo com barras de apoio presas por sucção - ventosas. Embora tenha gostado da ideia - pela praticidade - confesso que fico em dúvida quanto à eficácia e segurança destes produtos (tudo que usei com ventosas depois de um certo tempo se soltou).

É uma novidade, ainda não vi por aqui (Brasil/São Paulo) e não posso dizer se o produto é bom ou ruim.

Confira a seguir alguns projetos utilizando as barras de apoio convencionais (fixadas com bucha e parafuso).



(imagem: Safety Within Reach)

(imagem: E/Z)


(imagem: News from the Block)

Para encerrar o post, a foto da barra presa por sucção (repito: nunca usei e não conheço revendedores no Brasil.)

(imagem: gracefields)

Comentários

Recomendados para Você