sexta-feira, julho 29, 2011

O Mobiliário Egípcio



Provavelmente, este é um dos temas mais interessantes em História do Mobiliário. Em se tratando de pesquisa sobre o mobiliário egípcio, uma visita ao Museu Britânico é uma aula inesquecível e emocionante, pois você terá a oportunidade de visualizar as peças muito bem conservadas e surpreender-se.

Os egípcios eram realmente mestres na arte da produção de mobiliário. Além disso, as paredes, decoradas com murais, a estatuária, os objetos e a própria forma de vestimenta e adorno das pessoas já demonstra o quão avançados os egípcios estavam em relação aos outros povos.

É claro que romanos, gregos e assírios também deram a sua contribuição - e vamos falar deles posteriormente. Mas os egípcios... ah, os egípcios!!!

Para começar, os egípcios tinham um ótimo conhecimento de anatomia e, por isso, produziam peças que eram confortáveis. O mobiliário não era apenas bonito, ele era também funcional. Vejam esses banquinhos com o assento côncavo (detalhe: o banco da primeira foto é dobrável!).





Os egípcios eram exímios marceneiros, o que se demonstra nas pernas curvas do mobiliário, muitas vezes cruzadas, e nos sistemas de encaixes precisos. Eles tinham um conhecimento muito grande também das matérias primas e usaram diversos tipos de madeira no mobiliário: acácia, cedro, ébano, dentre outros.

Incrustrações de vidro colorido e cerâmica também eram frequentes, assim como trabalhos em marchetaria. E não pensem que os desenhos eram simples. Ao contrário, eram muito elaborados, representando cenas cotidianas, objetos de uso, a famosa flor de lótus, animais e outros temas comuns na época. O acabamento dourado também era frequente no mobiliário egípcio.


Cadeira egípcia em madeira acácia com decoração incrustrada. As pernas assumem a forma de pernas de leão (depois, vocês verão os pezinhos zoomorfos no móvel de Luis XV). A parte de trás do encosto é finamente decorada com painéis verticais de madeira em diferentes tons. Gente, fala sério, estamos diante de uma peça do Novo Império (1550 a.C. até 1.070 a.C.), que tem, mais de três mil anos!



Ah, eu poderia passar a noite inteira por aqui, só "cantando" as belezas do mobiliário egípcio e teria assunto para um blog inteiro. Mas vou acrescentar apenas que os egípcios, em termos de mobiliário, viviam com luxo e conforto, e já empregavam fundos entrelaçados de linho ou corda nas peças. O couro tingido ou curtido também era frequentemente utilizado, assim como as peles de pantera.

E já que imagens valem mais que mil palavras... Mais imagens do mobiliário egípcio.


Arca egípcia.

Caixa de toalete datada do Novo Império.

Caixa de cosméticos em ébano com detalhes colados, da 18a Dinastia.

Apoios de cabeça, provavelmente datados do Novo Império.


Um luxo! Quem se interessar e quiser ver, de uma forma bem esplendorosa, o ambiente de luxo e riqueza dos palácios egípcios, pode aproveitar o final de semana e assistir Cleópatra, com a Liz Taylor e o Richard Burton.

Além de ser um belo filme, o filme ganhou o Oscar de melhor direção de arte. Aproveite e preste bastante atenção nos detalhes, especialmente no mobiliário, pois o cenário foi muito fiel à história.

Comentários

Recomendados para Você