terça-feira, agosto 23, 2011

DECORAÇÃO: COMO ILUMINAR MESA TRIANGULAR



Adoro quando os leitores deixam comentários pedindo sugestões. Me dá um comichão e preciso postar logo sobre aquele assunto.

Com esse post, não foi diferente. Ele nasceu de um comentário no post que fiz sobre mesa triangular, em 2009. A Juli quer dicas de iluminação para uma mesa triangular.

Bem, para começar, os cuidados básicos para iluminar a sala de jantar, qualquer que seja o formato da mesa de jantar:

  • O ponto central da iluminação deve ser a mesa. Por este motivo, o pendente centralizado sobre a mesa é sempre uma excelente opção para este espaço.
  • A base do pendente deve estar distante do tampo da mesa, no mínimo, em 70 cm, para evitar ofuscamento.
  • Para garantir um bom efeito visual, observe que a largura/diâmetro da luminária deve ser 30 cm menor que o tampo da mesa. No caso de uma mesa retangular, considere apenas a medida da largura do tampo.
  • Tão importante quanto a escolha da luminária, é o cuidado na escolha das lâmpadas, evitando lâmpadas muito potentes, que gerem calor ou com muitos watts de potência. Prefira lâmpadas leitosas ou com difusores.
  • Ah, e não esqueça de considerar a quantidade de lâmpadas que a sua luminária requer.
  • Se você preferir dispensar lustres e pendentes, opte pela iluminação embutida no teto, com um facho de luz direcionado ao centro da mesa.
Para a mesa de jantar triangular, eu, particularmente, prefiro luminárias que tenham como base (ainda que imaginária) um círculo ou que lembrem esse formato. Lustres com braços, cúpulas redondas, pendentes em cristal... são apenas algumas das opções que compõem bem com mesas triangulares.

As composições com pendentes de diferentes tamanhos, centralizadas sobre a mesa também produzem um bom resultado. São bonitas e modernas.

E se você gosta de soluções bem contemporâneas, uma boa opção são as luminárias de chão, com braço direcionável ou articulável.


(imagens: Furniture Fashion)



(imagem: GM Today)


(imagem: Home Re-Design Kaleidoscope)


Comentários

Recomendados para Você