quinta-feira, setembro 29, 2011

Minha avaliação - Brastemp e Philco - Parte I



Sempre me enviam e-mails pedindo para postar sobre produtos, exposições e um sem número de itens. Não posto. Não falo sobre o que não conheço.

E costumo postar sobre os produtos que comprei ou ganhei, experimentei e gostei, ainda que ninguém tenha me solicitado. Mas, infelizmente, creio que devemos ser sinceros e postar também sobre o que não foi legal.

Por isso, postarei dois alertas para os leitores do Cores. Em duas aquisições recentes, a consumidora aqui ficou bastante insatisfeita. A primeira é Brastemp, a segunda é Philco e virá em outro post.



Meu primeiro alerta é quanto à promoção "Compre uma Brastemp e Ganhe 3 Meses de Finish", veiculada na mídia e também na página da Brastemp. Adquirimos a máquina de lavar louças em agosto, em uma loja credenciada a participar da promoção, constante do site da Brastemp, me cadastrei e até o momento não recebi os "3 meses de Finish". 

Como sempre faço, registrei a minha reclamação no site Reclame Aqui. Vale frisar que, por enquanto, não tenho reclamação quanto ao funcionamento do produto e sim, quanto à promoção veiculada na mídia.

No dia 15/09, uma funcionária do SAC entrou em contato para informar que eu receberia um outro contato da área responsável. Ok, aguardo. Pelo tom da moça, isso seria em um dia ou dois.

Quinze dias depois, como nada aconteceu e estou aqui matutando que em plena era da internet "um contato" é algo muito rápido, negativei a empresa no Reclame Aqui e resolvi postar a minha saga, pois averiguei que há muitas reclamações semelhantes e as pessoas tem tido dificuldades em receber o produto ofertado - quando recebem!

É claro que posso comprar o sabão e o secante que foram prometidos na propaganda largamente veiculada em TV e internet. Hello, Brastemp!

Mas vocês não acham que é sacanagem uma empresa veicular uma propaganda prometendo algo para o consumidor e não enviar?

Pois é, além disso, a promoção é uma "pegadinha". Não são "3 meses de Finish". São 15 tabletes de sabão e um secante. Quando você se cadastra no site, maliciosamente, tem um campo onde você diz que "concorda" em receber SOMENTE isso.

Mas, espera aí: 3 meses têm, no mínimo, 90 dias. Se forem dias úteis, serão, pelo menos, 60 dias. Ao veicularem a propaganda seja na TV ou no site, o consumidor é induzido a racionar desta forma - que, aliás, é a forma LÓGICA, COMUM, CORRENTE E DE BOM SENSO!

E aí quando o consumidor vai até o site se cadastrar, tem uma letrinha miúda e algo dizendo assim: concorda com 15 ou não recebe nada?

Poderia classificar este tipo de conduta da Brastemp em uns 15 artigos do Código do Consumidor, no mínimo. Induzir o consumidor a erro, uso de letras miúdas, veiculação de propaganda enganosa... e por aí vai. 

Mas acho que uma expressão resume tudo muito bem: DESRESPEITO AO CONSUMIDOR. Por ironia do destino, ontem assisti outra propaganda da Brastemp: "compre uma lava louças e se não ficar satisfeito, receba seu dinheiro de volta."

Aí, pergunto: se eles fazem isso com quinze tabletes de sabão, você arriscaria esperar que eles devolvessem o dinheiro????

Na minha avaliação, Nota 0 para a Brastemp e nota 0 para a Finish. 

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