quinta-feira, outubro 27, 2011

Aqui não tem Halloween!!!





Concordo, as decorações de Halloween são lindas e maravilhosas e quando visitei os Estados Unidos às vésperas do Halloween não pude deixar de admirar as casas todas decoradas (mais do que para esperar o Natal!).

Mas por aqui, nada de preto e laranja. Vamos deixar as teias e os morcegos para lá e falar de uma outra comemoração, que ocorre no México, tem cores lindas, é vibrante e com um significado para lá de especial: Dia de Los Muertos - ou o Dia dos Mortos.



As gatinhas acima são as Catrinas, muito populares. Representam de uma forma bem humorada uma dama da sociedade, vestida de forma rica e suntuosa. É uma das figuras mais populares das comemorações. Serve para chamar a atenção para o fato de que as diferenças sociais nada significam diante da morte. Se buscar pelas imagens no Google, você verá várias representações desse personagem.

Segundo a crença, nos dias 01 e 02 de novembro, os mortos têm permissão para visitar seus parentes. Mas não pense que é uma data de reclusão e tristeza. É comemorada com muita festa, comidas especiais e doces. As caveirinhas de açúcar são muito apreciadas pelas crianças (as do outro lado e as daqui, segundo dizem).


No dias 1 e 2 de novembro, as tumbas dos familiares são visitadas, limpas e recebem flores e orações. Algo muito parecido com o que fazemos por aqui no Dia de Finados (ehhh, meu aniversário!!!). Acredita-se que no dia 1º são os espíritos das crianças que fazem a visita e no dia 2, os dos adultos. É comum haverem altares nas casas, que recebem as oferendas: pratos de comida, água, bebidas, cigarros e até brinquedos para as crianças que regressam.

Uma iguaria bastante comum nessa festividade é o Pan de Muerto, um pão doce típico,   que pode ser enfeitado com figuras que remetem à data. A receita, você confere agora:


Pan de Muerto

Ingredientes:
  •  2 xícaras de farinha de trigo (280 gramas) - dependendo da farinha você precisará de mais para dar o "ponto" da massa.
  • 1 1/4 xícaras de açúcar (aproximadamente 300 gramas)
  • 125 gramas de manteiga
  • 1/3 xícara de óleo
  • 3 ovos inteiros
  • 7 gemas de ovos
  • 8 colheres de sopa de água morna
  • 3 colheres de sopa de água de Azhar (chá de flor de laranjeira - basicamente é uma água de flor de laranjeira, você pode encontrar em casas de chás e ervas). Dá um aroma bem sutil de flor de laranjeira.
  • 2 colheres de sopa de chá de anis
  • manteiga ou margarina para untar
  • 2 tabletes de fermento para pão
  • Sal 
  • Raspas de laranja

Modo de Fazer

Dissolva o fermento na água morna e agregue um pouco da farinha - o suficiente para formar uma bola equivalente a 15 colheres de sopa. Deixe descansar o suficiente para a massa dobrar de tamanho (mais ou menos 1 hora, 1h30).

Sobre uma superfície plana e lisa, polvilhe um pouco de farinha de trigo. Coloque a massa, abrindo um buraco ao centro. Nessa cavidade, coloque: o açúcar, a manteiga, o óleo, 2 ovos, 7 gemas, o chá de flor de laranjeira, o chá de anis, o sal e as raspas de laranja.

Amasse até que a massa se desprenda da mesa. Forme uma bola, unte-a com margarina ou manteiga e deixe-a repousar por cerca de 2 horas, até dobrar de tamanho. Depois desse tempo, divida a massa em duas, abra-a com o rolo e amasse novamente até formar duas bolas. Deixe descansar por 30 minutos.

Bata o ovo restante e pincele-o sobre a massa. Asse em forno previamente aquecido a 200°C por 15 minutos. Em seguida, reduza para 170°C e asse até o cozimento total (aproximadamente mais 10 minutos).

Misture em uma panela 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de açúcar e 2 copos de água, ferva até formar um xarope. Depois que estiver frio, pincele o pão com essa mistura e polvilhe açúcar (confeiteiro e cristal deixam o pão mais bonito!). Tá pronto!!!!!






Uma dica: dá para fazer esse pão gostoso na panificadora elétrica. É só colocar os ingredientes líquidos primeiro, os secos depois e substituir o fermento em tablete pelo fermento em pó seco (1 colher de sopa). Use o ciclo massa e depois molde a massa em formato redondo, assando-a, em seguida, no forno convencional.

Beijocas!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...