domingo, outubro 30, 2011

DICAS PARA ACABAR COM UMIDADE E MOFO




A imagem dessa foto não é técnica de pintura e tira o sono - e a saúde - de qualquer pessoa. Mofo!

O danadinho do fungo adora lugares úmidos e escuros. Por isso, o interior de armários se torna tão atraente para esta espécie.

É claro que o problema é bem maior nas cidades mais úmidas (litoral, por exemplo). Mas ninguém está livre de ver estes "pontinhos" dentro do armário, especialmente, após um longo período de chuvas.

Confira a seguir algumas dicas para evitar o mofo em armários ou removê-lo:

  1. Para começo de conversa, evite instalar armários e estantes de livros em paredes onde existam tubulações hidráulicas (canos). A tendência é que sejam mais úmidas. O mesmo vale para paredes externas que recebam chuvas ou sejam contíguas a jardins.
  2. Caso opte pela instalação, uma boa dica é usar mantas isolantes (dessas usadas em telhados) entre a parede e o móvel, para evitar que os móveis recebam umidade.
  3. Sabe aquelas caixas de giz escolar? São ótimas para absorver a umidade. Deixe-as nos cantos dos armários. Troque sempre que necessário.
  4. Carvão também é ótimo. Coloque em uma lata de metal alguns pedaços e deixe dentro do armário para absorver a umidade. Troque periodicamente.
  5. Em casas de produtos químicos, você encontra a sílica. Esse produto absorve as moléculas de água e pode ser usado dentro de armários.
  6. Ambientes bem arejados e ventilados evitam a proliferação dos fundos. Mantenha as portas dos armários abertas sempre que possível.
  7. Ventiladores podem ajudar nesse processo. Use-os direcionados para os locais mais úmidos e pouco ventilados (interiores de armários, por exemplo). 


Receitinhas Caseiras:

  • Água sanitária, cloro, vinagre e detergente são excelentes na remoção do mofo. Use-os diluídos em água, na proporção 1:1. Cuidado, pois a água sanitária e o cloro podem manchar as roupas. Nesse caso, prefira o vinagre ou remova bem os resíduos.
  • Terebentina (encontrada em casas de materiais para pintura artística) ajuda a remover o odor do mofo. Aplique com uma máscara, pois o cheiro do produto é forte. Se preferir, pode acrescentar um pouco ao lustra móveis. Aguarde ao menos um dia antes de colocar novamente as roupas no armário.
  • 20 ml de vinagre + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Aplicar mensalmente.


Comentários

Recomendados para Você