quinta-feira, dezembro 15, 2011

DECORAÇÃO: COMO ATUALIZAR E RENOVAR MÓVEIS





Geralmente é assim: imóvel seminovo, com preço bastante atraente, boa metragem e marcenaria planejada nos quartos, cozinha, lavanderia, etc.

Um "plus" na hora de comprar o imóvel, a marcenaria planejada rapidamente se transforma em vilã, quando você descobre que ela não tem o acabamento do seu agrado ou a disposição não é a melhor para seus ambientes.

Mas acredite, tudo tem jeito! Não desanime diante do primeiro armário de cerejeira que você encontrar.  A seguir, dicas que deixarão a marcenaria planejada "antiguinha" com carinha de fazer inveja até às últimas tendências (sem pintar nada!):


Armários com mais de 10 anos, salvo raríssimas exceções, costumam ter puxadores pequenos, com, no máximo 10 ou 15 cm. Portanto, a primeira dica: trocar os puxadores.

Uma opção é substituir os antigos (e pequenos) por modelos maiores. Uma tendência: apostar nos perfis de alumínio e puxadores longos, de 35 a 70 cm. Experimente também inovar em puxadores com detalhes diferenciados em couro, junco, relevos e outros. A "cara" do móvel muda. 

Para tapar os furos referentes aos modelos antigos, use massa para madeira na cor do móvel. 




Puxadores da Casa das Fechaduras.



Outra característica bastante comum nos móveis mais antigos é a inexistência de ferragens. Muitas vezes, os cabideiros são de madeira, os calceiros também e as gavetas não dispõem de corrediças, fazendo com que emperrem. A segunda dica: use e abuse de ferragens. Alguns exemplos:





Calceiros, sapateiros, suporte para cintos, tábua de passar roupas, estas são apenas algumas das opções que podem ser instaladas em interiores de armários e que, certamente, ajudarão a otimizar o espaço interno e a capacidade de armazenamento. Tudo à venda na Leo Madeiras.

Antigamente, o MDF laminado não era uma opção. Assim, muitos móveis seguiam a mesma receita para o acabamento: compensado + lâmina/folha de madeira ou laminado. Sorte nossa, pois a terceira dica é trocar a folha de madeira ou laminado.

No site da Formica, por exemplo, são disponibilizadas 148 opções em cores e acabamentos de laminados que podem substituir a folha de madeira ou laminado antigo, deixando o seu móvel com carinha de novo. O processo é simples e pode ser feito por qualquer marceneiro.


As portas dos armários antigos também não ajudam muito quando o assunto é modernidade. Relevos e apliques eram comuns. Por isso, a quarta dica é troque a porta.

Nas casas de produtos para marceneiros é possível encomendar portas com perfis em metal e vários tipos de vidro, inclusive espelhos, sob encomenda. Acredite, vale a pena manter a marcenaria antiga de boa qualidade.




Não perca também estas dicas para escolher o rodízio certo para seus móveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...