domingo, outubro 30, 2011

DICAS PARA ACABAR COM UMIDADE E MOFO






A imagem dessa foto não é técnica de pintura e tira o sono - e a saúde - de qualquer pessoa. Mofo!

O danadinho do fungo adora lugares úmidos e escuros. Por isso, o interior de armários se torna tão atraente para esta espécie.

É claro que o problema é bem maior nas cidades mais úmidas (litoral, por exemplo). Mas ninguém está livre de ver estes "pontinhos" dentro do armário, especialmente, após um longo período de chuvas.

Confira a seguir algumas dicas para evitar o mofo em armários ou removê-lo:

  1. Para começo de conversa, evite instalar armários e estantes de livros em paredes onde existam tubulações hidráulicas (canos). A tendência é que sejam mais úmidas. O mesmo vale para paredes externas que recebam chuvas ou sejam contíguas a jardins.
  2. Caso opte pela instalação, uma boa dica é usar mantas isolantes (dessas usadas em telhados) entre a parede e o móvel, para evitar que os móveis recebam umidade.
  3. Sabe aquelas caixas de giz escolar? São ótimas para absorver a umidade. Deixe-as nos cantos dos armários. Troque sempre que necessário.
  4. Carvão também é ótimo. Coloque em uma lata de metal alguns pedaços e deixe dentro do armário para absorver a umidade. Troque periodicamente.
  5. Em casas de produtos químicos, você encontra a sílica. Esse produto absorve as moléculas de água e pode ser usado dentro de armários.
  6. Ambientes bem arejados e ventilados evitam a proliferação dos fundos. Mantenha as portas dos armários abertas sempre que possível.
  7. Ventiladores podem ajudar nesse processo. Use-os direcionados para os locais mais úmidos e pouco ventilados (interiores de armários, por exemplo). 


Receitinhas Caseiras:

  • Água sanitária, cloro, vinagre e detergente são excelentes na remoção do mofo. Use-os diluídos em água, na proporção 1:1. Cuidado, pois a água sanitária e o cloro podem manchar as roupas. Nesse caso, prefira o vinagre ou remova bem os resíduos.
  • Terebentina (encontrada em casas de materiais para pintura artística) ajuda a remover o odor do mofo. Aplique com uma máscara, pois o cheiro do produto é forte. Se preferir, pode acrescentar um pouco ao lustra móveis. Aguarde ao menos um dia antes de colocar novamente as roupas no armário.
  • 20 ml de vinagre + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Aplicar mensalmente.


quinta-feira, outubro 27, 2011

Aqui não tem Halloween!!!





Concordo, as decorações de Halloween são lindas e maravilhosas e quando visitei os Estados Unidos às vésperas do Halloween não pude deixar de admirar as casas todas decoradas (mais do que para esperar o Natal!).

Mas por aqui, nada de preto e laranja. Vamos deixar as teias e os morcegos para lá e falar de uma outra comemoração, que ocorre no México, tem cores lindas, é vibrante e com um significado para lá de especial: Dia de Los Muertos - ou o Dia dos Mortos.



As gatinhas acima são as Catrinas, muito populares. Representam de uma forma bem humorada uma dama da sociedade, vestida de forma rica e suntuosa. É uma das figuras mais populares das comemorações. Serve para chamar a atenção para o fato de que as diferenças sociais nada significam diante da morte. Se buscar pelas imagens no Google, você verá várias representações desse personagem.

Segundo a crença, nos dias 01 e 02 de novembro, os mortos têm permissão para visitar seus parentes. Mas não pense que é uma data de reclusão e tristeza. É comemorada com muita festa, comidas especiais e doces. As caveirinhas de açúcar são muito apreciadas pelas crianças (as do outro lado e as daqui, segundo dizem).


No dias 1 e 2 de novembro, as tumbas dos familiares são visitadas, limpas e recebem flores e orações. Algo muito parecido com o que fazemos por aqui no Dia de Finados (ehhh, meu aniversário!!!). Acredita-se que no dia 1º são os espíritos das crianças que fazem a visita e no dia 2, os dos adultos. É comum haverem altares nas casas, que recebem as oferendas: pratos de comida, água, bebidas, cigarros e até brinquedos para as crianças que regressam.

Uma iguaria bastante comum nessa festividade é o Pan de Muerto, um pão doce típico,   que pode ser enfeitado com figuras que remetem à data. A receita, você confere agora:


Pan de Muerto

Ingredientes:
  •  2 xícaras de farinha de trigo (280 gramas) - dependendo da farinha você precisará de mais para dar o "ponto" da massa.
  • 1 1/4 xícaras de açúcar (aproximadamente 300 gramas)
  • 125 gramas de manteiga
  • 1/3 xícara de óleo
  • 3 ovos inteiros
  • 7 gemas de ovos
  • 8 colheres de sopa de água morna
  • 3 colheres de sopa de água de Azhar (chá de flor de laranjeira - basicamente é uma água de flor de laranjeira, você pode encontrar em casas de chás e ervas). Dá um aroma bem sutil de flor de laranjeira.
  • 2 colheres de sopa de chá de anis
  • manteiga ou margarina para untar
  • 2 tabletes de fermento para pão
  • Sal 
  • Raspas de laranja

Modo de Fazer

Dissolva o fermento na água morna e agregue um pouco da farinha - o suficiente para formar uma bola equivalente a 15 colheres de sopa. Deixe descansar o suficiente para a massa dobrar de tamanho (mais ou menos 1 hora, 1h30).

Sobre uma superfície plana e lisa, polvilhe um pouco de farinha de trigo. Coloque a massa, abrindo um buraco ao centro. Nessa cavidade, coloque: o açúcar, a manteiga, o óleo, 2 ovos, 7 gemas, o chá de flor de laranjeira, o chá de anis, o sal e as raspas de laranja.

Amasse até que a massa se desprenda da mesa. Forme uma bola, unte-a com margarina ou manteiga e deixe-a repousar por cerca de 2 horas, até dobrar de tamanho. Depois desse tempo, divida a massa em duas, abra-a com o rolo e amasse novamente até formar duas bolas. Deixe descansar por 30 minutos.

Bata o ovo restante e pincele-o sobre a massa. Asse em forno previamente aquecido a 200°C por 15 minutos. Em seguida, reduza para 170°C e asse até o cozimento total (aproximadamente mais 10 minutos).

Misture em uma panela 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de açúcar e 2 copos de água, ferva até formar um xarope. Depois que estiver frio, pincele o pão com essa mistura e polvilhe açúcar (confeiteiro e cristal deixam o pão mais bonito!). Tá pronto!!!!!






Uma dica: dá para fazer esse pão gostoso na panificadora elétrica. É só colocar os ingredientes líquidos primeiro, os secos depois e substituir o fermento em tablete pelo fermento em pó seco (1 colher de sopa). Use o ciclo massa e depois molde a massa em formato redondo, assando-a, em seguida, no forno convencional.

Beijocas!!!

DECORAÇÃO DA COZINHA: PANELAS COLORIDAS E CHARMOSAS





Para deixar a sua cozinha mais alegre e colorida, uma boa dica é usar panelas coloridas. 

Design e cor são tendências que os fabricantes apostam a cada novo lançamento. Confira alguns modelos:

Estampas e padrões coloridos deixam o jogo de panelas antiaderentes mais moderno. Linha Vivacor da Tramontina. Uma graça!

Além da cor, visual moderno, cabos removíveis e facilidade de armazenamento são as apostas da Linha Ingenio da Rochedo. Mais útil, impossível.

Azul marinho, amarelo, branco, vinho, vermelho e dourado são as cores dos produtos da Linha Design Collection da Tramontina. Quero todas!

Pioneira em "colorir" os produtos, a Le Creuset continua inovando. São cinco cores novas,  Antique Rose é uma delas. Fala, não é linda? 

Esmaltadas com várias opções de cores: azul, verde, preto, branco, vermelho... A tradicional linha da Ewel continua sendo uma opção mais econômica para quem quer colorir a cozinha. Bonitas e econômicas.

terça-feira, outubro 25, 2011

DECORAÇÃO: ONDE A VISTA FAZ A DIFERENÇA





Trabalhar assim é um sonho. 


Além da bela vista, posicionar a sua mesa de trabalho junto à janela tem outros benefícios. O primeiro deles é aproveitar a iluminação natural ao máximo para tarefas comuns, como ler ou escrever.


A ventilação natural é outro ponto positivo. Curta a brisa que entra pelas janelas.


Malibu é uma das mais belas praias dos EUA. O feliz proprietário desta casa tem essa vista maravilhosa na sua mesa de trabalho. Boa ideia para quem mora e trabalha em uma cidade litorânea aqui também. (projeto: Michael Lee)

Lake Washington é o nome deste lugar. Com amplas janelas, o home office se torna um lugar agradável e acolhedor. (imagem: Water Havens)


Sem paredes, apenas o vidro e o verde lá fora... (imagem: Arch New Home)


DECORAÇÃO: IDEIAS PARA COZINHA RÚSTICA





Atualmente, é tão comum as pessoas recorrerem aos móveis planejados ou modulados na concepção do espaço da cozinha, que fica quase impossível encontrar cozinhas de estilo rústico.

Porém, nem só a partir de fogão à lenha e madeira de demolição se faz  uma cozinha com inspiração rústica. 

Com poucos "toques", é possível dar à cozinha aquele ar rústico, mesmo partindo de um mobiliário contemporâneo. Confira:

Neste projeto de Michael Lee, o toque rústico fica por conta dos revestimentos. O mobiliário contemporâneo, de linhas retas e os eletrodomésticos em metal valorizam o ambiente. (imagem: AD)

Muito branco e aço inox. Impossível conceber um ambiente rústico assim? Que nada, é só apostar no piso em madeira e na parede com pedras. (Imagem: Evergreenhill)

O contraste do contemporâneo com o rústico sempre produz bons ambientes. Parede em tijolos e cerâmica no piso fazem um bonito contraste com o vidro e o mobiliário. (imagem:  Apartment Therapy)



MDF e laminados que imitam o aspecto rústico das madeiras naturais e desgastadas fazem parte do catálogo de vários fabricantes e são uma tendência atual. Usá-los na composição do ambiente, compondo-os com outros itens, pode produzir ambientes bem charmosos. (imagens: Casa Decoracion)


terça-feira, outubro 11, 2011

Espero que a Rose venha logo!







Lembra da empregada super-mega-blaster eficiente dos Jetsons? Se você tem mais de 30, é claro que tem a imagem bem nítida em sua memória.

Confesso que a Rosie é meu sonho de consumo. Nada de carrão, compras na Louis Vuitton e nenhum dos sonhos de consumo malucos da Carrie e suas amigas (de Sex and the City). 

Mas enquanto a Rose Jetson ainda não virou realidade, que tal começarmos por um aspirador robô?

Nem preciso dizer que lá fora, existem várias versões do produto, algumas com preços bem acessíveis (made in China). Por aqui, já apareceram o Trilobite (Electrolux), o NaviBot (Samsung) e, mais recentemente, o Hom-Bot (LG). 


Ok, o preço não é nada simpático: dificilmente, você encontrará alguma versão por menos de R$ 3.000,00. 


Vale a pena investir? Para responder, que tal assistir o vídeo dos aspiradores robô em ação?


Aff, estou precisando tanto!









segunda-feira, outubro 10, 2011

DECORAÇÃO: 5 IDEIAS PARA REAPROVEITAR A SAPATEIRA





Sabia que você pode usar sapateiras para organizar várias coisas da casa? Isso mesmo, aquelas sapateiras em material plástico que você encontra em várias versões e preços. 


A seguir cinco ideias para aproveitá-las na organização da casa:


Organizar lápis e outras miudezas... (imagem: Budget Wise Home)

Guardar meias... (imagem: Lanie Beth Sinclair)

Guardar os apetrechos de beleza... (Imagem: Reclaim Order)

Montar uma horta caseira... (Imagem: Ohdeedoh)

Acomodar a parafernália multimídia. (Imagem: Real Simple

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...